A questão de gênero na política: projeto Molho Especial quer criar jogos sobre

Escrito en BLOGS el
Por Thaís Campolina A participação das mulheres na política ainda é um desafio para quem busca a igualdade de gênero. Apesar da maioria dos eleitores serem mulheres, os números de candidatas eleitas ainda é pequeno. A bancada feminina da Câmara dos Deputados, por exemplo, é de apenas 9,94%. A baixa representatividade em cargos públicos tem diversos motivos, entre eles, é possível destacar a influência dos estereótipos de gênero, que colocam as mulheres como menos capazes para assumir tais posições por considerarem que elas não tem as características necessárias para um bom líder e questões como ter menos acesso à educação, contatos e recursos para viabilizar uma candidatura com chances reais. O espaço político ainda é um espaço predominantemente masculino e branco e isso atinge até mesmo as mulheres já eleitas que sofrem com comentários machistas, especialmente sobre a aparência delas. Um exemplo disso ocorreu entre deputados, quando Maria do Rosário ouviu de um deles que não merecia ser estuprada por ser muito feia. Mulher na política é um assunto importante, por isso o projeto "Molho Especial" está no catarse e busca financiamento coletivo para desenvolver e produzir jogos que tratam do assunto, já que jogos podem funcionar como um bom meio para disseminar reflexões e informações.  Ficou curioso sobre? Leia a minha conversa com a equipe do "Molho Especial":
O que é Fast Food da Política? Como surgiu a ideia dessa iniciativa?
 
A Fast Food da Política é uma organização em desenvolvimento, cuja missão é desenvolver e aplicar processos lúdicos e pedagógicos para promover o debate e difundir informações sobre o sistema político brasileiro, sua estrutura e seu funcionamento. A ideia surgiu quando nossa fundadora, a Júlia Carvalho, durante uma viagem a Brasília que calhou de passar pela data de algumas manifestações, se propôs, junto a alguns colegas, o desafio de dialogar com as pessoas que estavam se manifestando, por meio de jogos já criados e outros que foram montados na hora A proposta era entender se todo mundo ali sabia, e em que medida, o que exatamente estava reivindicando e como as regras do jogo político funcionam para atender tais pedidos. A ideia era bastante desafiadora, porque era um contexto em que as discussões nas ruas estavam acabando em violência entre pessoas que discordavam - ou que achavam que discordavam. Nesse cenário, os jogos surgiram como uma possibilidade de abordagem “pacífica”, divertida, ágil e, ao mesmo tempo, provocadora.
 
O Molho Especial integra a Fast Food da Política, mas adiciona a questão de gênero ao que antes era tratado de forma geral, né? Como se deu a ideia de falar sobre mulheres na Política através dos jogos?
 
Ao longo do tempo, a organização foi se compondo apenas de mulheres - designers, sociólogas, artistas, engenheiras, educadoras. E, com os estudos cada vez mais frequentes e mais aprofundados sobre o funcionamento do sistema político, notamos que a Política é um jogo com regras escritas por homens, para homens, sem espaço relevante ou mesmo representativo para mulheres.
 
Para vocês, por que é tão importante falar de Gênero na Política e das conquistas dos direitos das mulheres?
Porque entendemos que se as mulheres não são representadas, a população como um todo não é. No Brasil, somos mais de metade da população e menos de um quinto do Poder Público. Não coincidentemente, temos determinações oficiais em discussão sobre nossos corpos e nossas vidas sem espaço para decidirmos por nós mesmas. A cultura, isto é, a estrutura social na qual vivemos, reproduz uma série de padrões - de pensamento e de funcionamento - galgados ao longo da História, de modo que ainda hoje é possível notar que os problemas sociais se mantêm menos determinantes para pautar os caminhos de um governo que a moralidade e as crenças dominantes.
 
Sou apaixonada por gamificação. Queria saber um pouco mais sobre os jogos que vocês pretendem fazer.
 
Se atingirmos a meta da campanha, faremos de 3 a 5 jogos (3 com a meta mínima e 5 em caso de superação). São eles: “Direitos e Silêncios”, “Jogo das Vozes”, “Queda do Patriarcado” e “Feminismo Indefinido”. Esses jogos estão brevemente descritos na página da campanha, e contarão com manuais de instrução detalhados que serão disponibilizados no momento de seu lançamento.
 
Direitos e Silêncios
Quando os acontecimentos e as conquistas referentes aos direitos das mulheres se apresentaram ao longo da história do Brasil? E o que ainda não aconteceu? Jogadores precisam colocar na ordem cronológica os avanços e retrocessos das diversas legislações que tem determinado a vida das mulheres.
 
Feminismo Indefinido
Quais as referências de cada termo referente a Gênero no sistema político e nos movimentos sociais? Qual a definição correta? Existe definição correta? Descubra de onde vêm e o que significam as palavras e os conceitos envolvidos nas determinações quando o assunto é poder, mulheres, feminismo e política.
 
Jogo das Vozes
Decida como compor sua bancada ideal, garantindo as pautas essenciais e distribuindo investimentos para as campanhas eleitorais escolhidas, a partir de propostas reais de candidaturas randômicas. Ao final dos investimentos, tente adivinhar quais são os marcadores de gênero, étnico-racial e ideológico (esquerda/centro/direita) de cada candidatura que você escolheu, na vida real. Ao final da classificação, descubra os dados, e se surpreenda.
 
Queda do Patriarcado
Quais são as peças que determinam a estrutura social de hoje? Retirando peças da estrutura patriarcal descobre-se dados sobre fenômenos ligados ao Gênero. Até que a estrutura seja completamente desconstruída, desafios surgem na retirada de cada peça. E no final, os jogadores precisam remontar, colocando outra coisa no lugar.
 
Mulheres no Poder
Quais são os desafios enfrentados pelas mulheres para acessar o Poder Público? Quem são as mulheres que tem ocupado espaço nessas instituições? Entre no governo, exerça seu mandato e descubra quais mulheres passaram pelos espaços de poder na política.