Recalque Misógino

Escrito en BLOGS el

Na semana do dia dos namorados percebe-se que ao contrário do que deveria ser, o amor não é pra todos. Nas propagandas que anunciam promoções para o dia você só vê casais, héteros, cis e brancos. Como se amar mais de uma pessoa não fosse amor, como se casais de lésbicas de gays não existissem, como se transexuais não amassem e negros também.

Versão Só que não de uma imagem machista.
E sabe quem mais não merece amor? A mulher considerada vadia. Ela sente toda a pressão para estar acompanhada de um homem, como se ela precisasse dele. Sente que o valor dela depende se ela consegue arrumar um namorado ou não, mas a sociedade diz que ela não merece um namorado, ela não merece um amor e nem sequer pode reclamar que não está num relacionamento, simplesmente porque ela tem vida sexual ativa, porque o comportamento dela difere dos papéis de gênero, porque ela é uma mulher e se ela não foi "escolhida", ela não se dá valor e não merece nem amor, nem respeito e nem carinho. 

Essa (falta de) lógica misógina da nossa sociedade se mostra de forma ainda mais doentia: com piadas de "feliz dia dos namorados" utilizando imagens do caso Eloá. Brincar com o femicídio de Eloá não é politicamente incorreto, não é só uma piadinha inofensiva, não é uma crítica ao dia dos namorados, é negligência, é babaquice, é falta de ética e é misoginia.

A negligência está em ignorar as estatísticas assustadoras de mulheres que sofrem e sofreram violência por parte de seus parceiros e companheiros, ignorar o medo de várias mulheres de denunciar a violência sofrida, ignorar o tratamento recebido pelas mulheres que são vítimas de violência nos hospitais, na justiça e na delegacia e ignorar que até hoje os crimes como o do caso Eloá são considerados "crimes passionais".

Propaganda típica de dias dos namorados. Só loiros amam.
Na semana do dia dos namorados é importante destacar que amor e paixão não tem nada a ver com assassinato, com estupro, com ameaça, portanto não há que se falar em crime passional quando uma mulher é morta pelo seu companheiro, o nome certo é femicídio. Quem ama não mata e nem maltrata, quem ama não se acha dono do parceiro, quem ama respeita. 

Enfim, não se engane, o amor não é para todos. São poucos que tem a permissão de amar, e dentre esses poucos, praticamente não há mulheres. Afinal, em tempo de patriarcado, mulher que tem voz, se ama independente se ama outrx, se respeita e não é submissa, não merece respeito e nem amor, merece sim ser punida por ser assim.