Rafucko para Pedro Dória: 'militante, o Globo é um jornal militante a serviço da ditadura militar'

Escrito en BLOGS el

Por volta de 29 minutos a fala do Rafucko em resposta ao Pedro Dória e a continuação nos minutos subsequentes do debate com a participação do Felipe do mídia ninja é verdadeiramente imperdível. A resposta que Rafucko deu ao discurso despolitizado de Pedro Doria, um simulacro sobre neutralidade no jornalismo, é um verdadeiro libelo da luta pela democratização das comunicações. Vale a pena ser transcrito na íntegra.

Um pequeno trecho transcrito sem revisão:

Pedro Dória para Rafucko: "Quando manifestantes expulsam um jornalista da Globo estão calando uma voz."  Rafucko: "Não, eles estão repudiando a mentira." Doria: "Você classifica o que nós chamamos de fato, mentira." Rafucko, mostrando a vergonhosa manchete padrão Globo que criminalizava como 'vandalos' 70 manifestantes que estavam sentados nas escadarias da Câmara, incluindo um carteiro que voltava do trabalho e que foram presos indiscriminadamente como criminosos periculosos na ação mais arbitrária que se tem notícia num regime democrático, retruca: "Eu não, quem considerou mentira o que o Globo escreveu foi a Justiça."

Muito amor para este guri ?

Para quem não conhece Rafucko já falei um pouco dele aqui:  Viciado em Protesto: Cabral PRE- PARA!

Para não ser injusta, por volta de 47 a 55 minutos o debate fica mais equilibrado. Dória explica aos meninos o que significa para ele Ditadura e neste sentido se distancia e muito do veículo no qual trabalha, veículo este que não reconhece costumeiramente os avanços pelo qual o país já passou e que Dória destaca com bastante propriedade. 

Rafucko não dá trégua e explica porque ele acha o Rio de Janeiro uma ditadura ao menos na favela e mais uma vez Dória tem uma postura de defesa da democracia bastante equilibrada.

Acho que falta um pouco disso entre os mais velhos: ouvir o que esses jovens falam com muita propriedade, revolta e desejo de mudança, sem desqualificar este sentimento que move o mundo. Temos de tentar explicar o que as gerações anteriores desejam preservar e que não podemos jogar no lixo quando lutamos para melhorar o país.

Qual a influência que as redes sociais, mídias alternativas e a mainstream media tiveram na construção da opinião e na disseminação da informação durante os protestos recentes?

De que maneira impactaram a maneira como vamos consumir e distribuir informação? Com Pedro Dória (Editor Executivo de Plataformas Digitais do jornal O Globo), Rodrigo de Almeida (editor do portal IG), Alexandre Inagaki (jornalista, blogueiro e consultor de mídias digitais), Rafucko (videomaker e manifestante, chamado por Caetano Veloso de Cohn-Bendit de 2013), membros da Mídia Ninja do Rio e mediação de David Butter (jornalista e produtor independente com passagens pela Globo e G1).