Material de urna eleitoral no lixo e a explicação do TSE

Escrito en BLOGS el

Material de seção eleitoral e de urna encontrados no lixo POR ALTAIR TAVARES, Diário de Goiás 12/10/2014

Os documentos de uma seção eleitoral que foram encontrado jogado no lixo.

O material da sessão eleitoral foi encontrado por Robson Ronne Brandão Rezende, residente do Cidade Vera Cruz II, em Aparecida de Goiânia. O material foi encaminhado para a Polícia Federal conforme orientação dada pelo advogado Ubaldo Barbosa e recebidos pelo delegado Célio Correia Guimarães.

Segundo o registro da PF, no auto de apreensão, foram entregues as folhas de votação da Zona 136, seção 0468. Também foi identificada uma ata de votação e um "pen drive" utilizada numa seção eleitoral para registro dos dados.

O vídeo foi enviado ao Diário de Goiás pelo advogado Ubaldo Barbosa de Jesus.

No vídeo, os documentos são mostrados em detalhes e foi publicado no Youtube pelos cidadãos que encontraram o material da urna. O Diário de Goiás publica a íntegra do vídeo, sem alteração.

A investigação da Polícia Federal poderá esclarecer os fatos que levaram ao descarte deste material utilizado na votação.

Para o Tribunal Regional Eleitoral a falha na entrega do malote de um urna que foi encontrada no lixo não atrapalhou a votação em Goiás.

Segundo Breno Alves, Chefe do Cartório eleitoral da Zona 136, foi identificada a falta do material da urna as 20 horas do dia das eleições, e logo a equipe de informática rodou um pendrive para extrair a votação.

“não houve prejuízo porque o material pôde ser recuperado”, enfatizou Breno. Ele explicou ainda que o material “não é essencial”. O resultado da urna foi retirado e pode ser acessado no site do TSE. (clique aqui)

Investigação

De acordo com a apuração dos fatos do TRE, a perda do malote com o material da zona 0468 ocorreu da seguinte maneira – A mesária entregou o material para equipe do tribuna que recolhia os malotes e as urnas, o transporte foi feito ate o Sesc Faiçalville ( onde estava ocorrendo a apuração da zona 136) ao retirar o material do carro o malote deve ter caído no chão, alguém depois retirou o material do malote e colocou em um sacola de plástico como podemos ver no vídeo (clique aqui).

A Policia federal está investigando o caso. Os mesários continuam convocados para a votação do segundo turno, uma vez que foi constatado que a falha não foi de nenhum deles. VEJA CÓPIA DO DOCUMENTO LAVRADO PELA PF.