Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
27 de Maio de 2019, 16h02

Alcântara (MA): Parlamentares vão à Guiana Francesa medir impactos do uso de Base Espacial

Brasil e Estados Unidos assinaram, durante viagem do presidente Jair Bolsonaro aos EUA, o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), que permite o uso da base de Alcântara, no Maranhão

Foto: Centro Espacial de Kourou/Vídeo-Reprodução

Um grupo formado por 21 parlamentares maranhenses, representantes do Governo do Maranhão, Assembleia Legislativa do Estado e Universidade Federal do Maranhão (UFMA) irão ao Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, nos próximos 3 e 4 de junho. A viagem, organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Comunicações (MCTCI), deve ser um primeiro passo do governo para tentar destravar o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), firmado em março, entre o Brasil e os Estados Unidos, para uso comercial da Base Espacial de Alcântara.

Além de conhecer de perto o espaço dedicado a lançamentos no território franco-guianês, a expectativa é que a comitiva tenha a oportunidade de entender mais a fundo os impactos socioeconômicos da implantação da Base no território vizinho.

O Ministério ainda acredita que a visita poderá esclarecer como são realizadas as operações feitas em Kourou, para que seja possível estabelecer o formato da concessão do espaço alcantarense para os estadunidenses.

À frente do grupo estará o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA), que irá na condição de presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, substituindo o deputado Félix Mendonça Júnior (PTD-BA).

Jerry, que tem defendido a ampla participação das comunidades tradicionais de Alcântara e acadêmicos, foi autor do pedido para criação de um grupo de trabalho permanente, buscando garantir a participação de representantes do governo estadual, Câmara dos Vereadores, Assembleia Legislativa, lideranças municipais e da comunidade científica no debate.

O AST, que dependerá de aprovação do Congresso para ser regulamentado, foi oficialmente entregue à Câmara na última sexta (24).


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum