Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
14 de março de 2019, 13h24

No Maranhão, governadores do Nordeste firmam acordo para integração e desenvolvimento econômico

O Consórcio Nordeste é uma parceria institucional entre os Estados que visa melhorar a gestão e economizar recursos públicos

Foto: Karlos Geromy

São Luís virou a sede do 2º encontro do Fórum dos Governadores do Nordeste 2019. Recebidos pelo governador Flávio Dino, nesta quinta-feira (14) os governadores assinam o Consórcio Nordeste, um bloco de cooperação entre os nove estados da região em diversas áreas.

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, conhecido como Consórcio Nordeste, tem por objetivo firmar parcerias de compras compartilhadas entre os estados da região. A medida deve reduzir gastos com produtos e serviços.

Anfitrião, Dino explica que todos os estados precisam comprar viaturas policiais, por exemplo. Com a formação do consórcio, em vez de cada unidade da federação contratar separadamente, os noves estados se juntam e passam a ter mais condições de obter preços melhores.

Além de Paulo Câmara (PSB-PE), Rui Costa (PT-BA) e Fátima Bezerra (PT-RN), também marcam presença Wellington Dias (PT-PI), Camilo Santana (PT-CE), João Azevedo (PSB-PB) e Belivaldo Chagas (PSC-SE). O vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa (MDB), representa o chefe do Executivo do Estado, Renan Filho, também emedebista.

Das vantagens

Entre as vantagens apresentadas, está de quanto maior o número de produtos ou serviços contratados, mais barato será o produto por unidade. Portanto, os nove estados poderão conseguir preços melhores como medicamentos, equipamentos agrícolas, entre outros.

O Consórcio facilitará também que seja cedido a outros estados viaturas ou mesmo policiais de forma temporária. Além disso, os nove estados terão mais força para apresentar ao mercado internacional a oferta de seus produtos.

O peso político também é observado na iniciativa. Um estado hoje tem menos poder de influência nas grandes questões brasileiras. Com o Consórcio, o bloco acredita que terá maior peso em decisões que são tomadas em Brasília.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum