Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

17 de julho de 2019, 16h35

O deboche e o humor como aliados da política – a história do “Dino Debochado”

Sátira em redes sociais no papel do governador do Maranhão, com um humor ácido, o personagem encarna a versão cômica de Flávio Dino, o "Dino Debochado"

Ele é um fenômeno. Como Bolsonaro, mas ao contrário. Ao invés de um simulacro de facada, o que levou Dino Debochado à “vitória” – pelo menos no mundo virtual – foi sua franca oposição ao modelo do atual presidente de extrema-direita e a crescente popularidade do seu maior antagonista no país (sem qualquer referência ao canal de comunicação oficial do atual Governo), o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Com quase 30 mil seguidores no Instagram e no Twitter (@DinoDebochado) conquistados à base de muita ironia e contestação inteligente, o personagem que encarna a versão cômica de Dino, o “Dino Bolado”, é a voz irônica do comunista que logrou o feito de encerrar uma alternância do clã Sarney no estado. O perfil é fruto da inquietação de um maranhense, admirador convicto da luta que o governador tem travado no estado.

Quando a vitória de Bolsonaro nas urnas se confirmou, em 28 de outubro de 2018, o rapaz, que mora em São Luís e vive no anonimato – e assim permanecerá, a pedido do próprio – passou dois dias aflito pensando em como faria para direcionar a inquietação com o futuro da política nacional.

A foto de Flávio de óculos escuros, divulgada após a vitória na reeleição, trouxe o estalo e a certeza como poderia ser feita a oposição. Criou, dois dias depois, o perfil nas redes.

Embora não seja comunicador, muito menos político, o dono do personagem já carrega o know how de “gerir” como um verdadeiro chefe do poder executivo as demandas da população. Responde em primeira pessoa às dúvidas de seguidores, dá conselhos e até divulga, em primeira mão, o pagamento de salários a servidores.

Veja também:  Vídeo: Flávio Dino sobe no tatame e derruba adversário com ippon

“Fico de olho no Twitter do Governador e quando ele anuncia, acabo sendo mais rápido que a própria assessoria”, comenta, aos risos. Em um determinado momento, funcionários do Governo do Estado, chegaram a acreditar que era o próprio quem gerenciava o perfil.

A rapidez é tanta que situações inusitadas já começaram a ser catalogadas.

Tv Globo Lol GIF by urgh_us - Find & Share on GIPHY

Presente em um evento em Brasília, uma auxiliar de limpeza que não havia reconhecido o verdadeiro governador chegou a perguntar para o segurança se aquele era o ‘Dino Debochado’. A fama tem sido tanta que atores globais como Bruno Gissoni começaram a seguir e a interagir com o comunista nas redes. Trocas de afagos e apoios que também se juntam a muitas manifestações de apoio (e amor). “Muita gente diz que me ama. Quer dizer, ama o governador”, confunde-se.

Com tanta reputação, DD (como ele se define, para os íntimos) começou a influenciar, de muitas maneiras, a percepção do eleitorado. Na contramão do ‘Pavão Misterioso’, perfil que surgiu em julho deste ano, no Twitter, para lançar fumaça sobre as revelações feitas pelo site ‘The Intercept Brasil’, conseguiu se estabelecer como um verdadeiro influencer.

Veja também:  Bolsonaro volta ao ataque sobre incêndios na Amazônia: "Pode ser fazendeiro, mas a maior suspeita vem das ONGs" 

Popular que é, não se furta às perguntas mais espinhosas sobre os planos futuros do comunista, sobre o atual cenário na política e claro, sobre a gestão de Jair Bolsonaro. Contesta em primeira pessoa, uma a uma as dezenas de mensagens que recebe sempre que uma enquete é criada.

Por isso mesmo, tem sido procurado por pretensos candidatos à prefeitura de São Luís, loucos para usufruir da atenção e do direcionamento que DD angaria. “Um político do estado quis me contratar para atacar os adversários, mas não é minha praia. Tem que ter algum tipo de identificação, porque tudo é muito espontâneo. Se um ‘cara’ me contratar, eu não sei se rende. Pra fazer um perfil desses, a gente tem que estar engajado na política, eu estou atrás de informações”, afirma.

Veja também:  Mortos de acidente na base de Alcântara serão homenageados na Câmara

A ascensão meteórica nas redes, segundo ele, se deve ao protagonista real da história. “O perfil do Dino tem esse tom. Então, na hora de responder sempre penso em um Dino em um dia de folga”.

Sem aval oficial do governador para atuar, o Debochado garante que só não teve problemas porque age, de fato, como um governante.

“Acho que nunca tive problemas porque faço tudo com o maior respeito, de fato penso como ele responderia”. Sobre aguardar um sinal do verdadeiro Dino, “até melhor ele não tuitar, comentar, para as pessoas não pensarem que ele está vinculado a mim de alguma maneira”, afirmou.

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum