Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
13 de junho de 2019, 17h25

Por divergência ideológica, Bolsonaro demite Santos Cruz da Secretaria de Governo

Militar comandava a Secretaria de Governo do Palácio do Planalto e já protagonizou embates com alas ligadas ao escritor Olavo de Carvalho

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) decidiu demitir nesta quinta-feira (13) Carlos Alberto Santos Cruz da Secretaria de Governo. O ministro teve a comunicação de sua saída confirmada após uma reunião com o presidente, da qual também participaram os ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva , e do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno .

A Fórum entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Presidência para entender os motivos da baixa, porém oficialmente o Planalto ainda não se pronunciou.

Desde que chegou ao Planalto, em janeiro, o ministro se envolveu em uma crise com os filhos do presidente, além de um embate com o guru da família Bolsonaro, o escritor Olavo de Carvalho.

O incômodo da cúpula militar do governo com Olavo de Carvalho cresceu à medida em que se avolumaram os ataques do escritor reverenciado pelo presidente e pelo grupo ideológico que o cerca.

Há um mês, após passar o dia sob ataques nas redes sociais, a hashtag #ForaSantosCruz se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter.

Na conversa no Palácio da Alvorada, o ministro teria argumentado que não se tratava de um ato espontâneo, mas que era alvo de uma ação coordenada, com a participação dos filhos do presidente, o chefe da Secretaria de Comunicação, Fábio Wajngarten, e assessores ligados ao ideólogo de direita, Olavo de Carvalho.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum