Blog do Rovai

Fórumcast, o podcast da Fórum
20 de dezembro de 2010, 18h22

Ana de Hollanda no MinC é vitória de grupo petista

O grupo do PT ligado ao ator Antônio Grassi é o vitorioso com a indicação da artista Ana de Holanda, irmã de Chico Buarque.

Durante os últimos dois meses a indicação para o Minc foi a menos badalada, mas uma das mais aguerridas.

De um lado, o grupo do atual ministro Juca Ferreira. Do outro, o PT. Que tinha várias frentes, mas com protagonismo especial de Grassi.

Vários nomes foram testados pelo grupo petista. Desde os mais políticos, como o da senadora Ideli Salvati e do deputado Ângelo Vanhoni, até os de Marilena Chaui, Emir Sader e Wagner Tiso.

Até o do escritor Fernando Morais que foi filiado ao PMDB chegou a ser lembrado na bolsa de apostas.

A construção de Ana de Hollanda iniciou-se na inviabilização desses anteriores.

A queda de braço era contra Juca Ferreira e menos importava que entrasse no seu lugar e mais que seu grupo perdesse não viabilizasse um novo período à frente do órgão.

Este blogueiro sujo conversou há pouco com uma pessoa ligada ao grupo de Juca e com outra que participou das articulações de Ana de Hollanda.

Na perspectiva dos que apoiaram Juca, há uma desolação total. A avaliação é a de que muitas das conquistas do período Gilberto Gil e Juca serão abortadas.

Os que estão chegando, porém, dizem que isso não procede. Que há críticas sim a forma como Juca Ferreira, em especial, conduziu o ministério, mas que o entendimento é de que antes do governo Lula não havia ministério da Cultura.

E de que ele hoje é uma realidade. E por isso não há no grupo que vai assumir a pasta a intenção de enterrar a história construída nesses oito anos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum