Chávez tem um pouco de Ciro Gomes e Marta Suplicy

Escrito en BLOGS el

Ontem o presidente venezuelano Hugo Chávez fez um discurso onde colocou prazo para que os congressos do Brasil e do Paraguai aprovem a entrada do seu país no Mercosul. Diz que se por acaso em três meses isso não vier a ocorrer, a Venezuela desiste do pleito.

É o mesmo que dizer que ou vai ter de recuar do prazo ou que está retirando a solicitação de entrada no Bloco. Até porque, aqueles que defendem a entrada da Venezuela no bloco tanto no Brasil como no Paraguai vão ter de esperar o prazo passar para poderem fazer algo. Ou então serão desmoralizados pelos opositores.

Com essa suposta posição de força, a única coisa que Chávez faz é piorar as coisas. Dá combustível para os truculentos da direita brasileira e paraguaia e deixa os aliados sem discurso. É uma pena que ele ainda cometa esses erros primários.

Aliás, Chávez tem um pouco de Ciro Gomes e Marta Suplicy. Ele também deveria ter alguém do seu lado apenas para lhe dizer a hora em que deve ficar de boca fechada. De boca fechada, alguns políticos poderiam representar muito melhor os interesses públicos que acreditam.