Blog do Rovai

No rastro do crime ambiental nas praias do Nordeste
09 de março de 2013, 23h09

Cidadania ativa dá lição de democracia em pastor Feliciano e na velha política

Ato contra Feliciano em São Paulo (Foto: Fora do Eixo)

Hoje a cidadania ativa viveu mais um belo dia. Praças de muitos cantos do país foram ocupadas por indignados com a indicação do pastor Feliciano (PSC) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal.

Essas manifestações, articuladas fundamentalmente pela internet, dão uma nova dimensão ao processo democrático brasileiro e ao tal do “jogo político”. Ou a Câmara ouve a voz das ruas e retira Feliciano do cargo ou o Congresso assumirá um custo político que provavelmente vai derrotar muitos deputados em 2014. E mais do que isso, vai ampliar o sentimento entre jovens de que a política é uma farsa.

Feliciano não é só um reacionário padrão. É um sujeito que com suas declarações dá asas ao preconceito racial e à perseguição contra homossexuais. Por isso, é um vexame para um país que assina acordos internacionais contrários a esse tipo de práticas que no legislativo o presidente da comissão de Direitos Humanos seja alguém com as posições públicas do deputado do PSC.

Também é um vexame que deputados influentes do Congresso estejam fazendo vistas grossas ao que está ocorrendo. Os que têm algum nível de responsabilidade política já deveriam ter liderado um acordo para impedir a desmoralização da Casa.

Esse caso não tem nada a ver com um embate entre evangélicos e homossexuais. A maior parte dos evangélicos não pensa como Feliciano. Tem a ver com a opção de país que defendemos. O da tolerância ou o dos fundamentalistas. Quem fizer de conta que não tem nada a ver com isso joga a favor dos fundamentalistas.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum