O fator Veríssimo na crítica a Lula

Escrito en BLOGS el

No dia 19 deste mês, o escritor gaúcho Luis Fernando Veríssimo escreveu artigo publicado no Jornal Zero Hora e no O Globo que faz uma reflexão à respeito das vaias levadas pelo presidente Lula na abertura dos Jogos Pan-Americanos.

Pode parecer ridículo escrever isso, mas como jornalista percebo em algumas entrevistas que muitas das críticas necessárias que o governo Lula merece, muitas vezes acabam não sendo realizadas por setores sérios da sociedade exatamente pelo que vou chamar a partir de agora de Fator Veríssimo. Num artigo extremamente bem articulado e com contexto histórico, ele diz o seguinte:

“Antes de participar de um coro, veja quem estará do seu lado. No Brasil do Lula, é grande a tentação de entrar no coro que vaia o presidente. Ao seu lado no coro poderá estar alguém que pensa como você, que também acha que Lula ainda não fez o que precisa fazer e que há muita mutreta a ser explicada e muita coisa a ser vaiada. Mas olhe os outros.

Veja onde você está metido, com quem está fazendo coro, de quem está sendo cúmplice. A companhia do que há de mais preconceituoso e reacionário no país inibe qualquer crítica ao Lula, mesmo as que ele merece.

Enfim: antes de entrar num coro, olhe em volta.”
O que será que o deputado federal Fernando Gabeira, por exemplo, pensa a respeito desse raciocínio?