Seminário discute cultura e conflitos no capitalismo

Escrito en BLOGS el

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sedia, de 28 de maio a 1º de junho, o seminário “A Constituição do Comum: cultura e conflitos no capitalismo contemporâneo”. O evento vai reunir cientistas políticos brasileiros e estrangeiros, como Maurizio Lazzarato e Yann Moulier Boutang, para uma reflexão sobre cultura, urbanismo, racismo, comunicação, estética e TV digital na atualidade. A curadoria é do cientista político Giuseppe Cocco e da jornalista Ivana Bentes. A entrada é franca e todas as mesas-redondas serão realizadas no auditório do CFCH - Escola de Comunicação da UFRJ, no Campus Praia Vermelha, na Urca.



O seminário é itinerante, com a primeira etapa acontecendo em Vitória (ES), em 21 de maio. Depois do Rio de Janeiro, o evento segue para Salvador (BA), em julho, e Belém (PA), em agosto. A organização reúne entidades como a Rede Universidade Nômade, a Escola de Comunicação da UFRJ e o Laboratório Território e Comunicação (LABTeC) da Escola de Serviço Social da UFRJ, no âmbito do Programa Cultura & Pensamento do Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras.



Entre os convidados da edição carioca do encontro destacam-se o filósofo Maurizio Lazzarato (Universidade de Paris I), que lançou recentemente o livro “As revoluções do capitalismo” (Editora Record/Civilização Brasileira); o economista francês Antoine Rebiscoul, fundador e diretor geral da The Goodwill Company, empresa do grupo Saatchi & Saatchi; o escritor Yann Moulier Boutang, autor do livro “Da escravidão ao trabalho assalariado”; o economista Andrea Fumagalli, professor de economia da Universidade de Pavia (Italia), participante da rede Universidade Nômade e pesquisador das problemáticas do trabalho precário e da renda universal, e o filósofo brasileiro Peter Pál Pelbart.



Inscrições e programação do seminário em www.ocomum.com.br. Informações pelos telefones (21) 3873-5067 e (21) 2295-9449. O auditório do CFCH fica na Av. Pasteur, 250, na Urca.