Daniel Silveira em: “O beijo amigo é a véspera do escarro”

Há debate jurídico sobre a legalidade do flagrante, mas nem assim o amigo Bolsonaro se deu ao trabalho de citar Daniel Silveira na live semanal que fez na noite de ontem. Ao invés de um beijo, um escarro.

Daniel Silveira caminhava pelo Congresso de peito erguido a desafiar deputados progressistas e jornalistas de todos os veículos que não lhe diziam amém.

Seu trunfo: Ser amigo de Bolsonaro. O amigo que ocupa a presidência da República e do qual ele é praticamente um devoto.

Foi buscando biscoitos daqueles que gritam mito que Daniel Silveira gravou uma live na noite de terça-feira atacando os 11 ministros do Supremo. Live onde ele, entre outras coisas, dizia que iria “bater neles com um gato morto até que o gato miasse”.

O show de Silveira, mais conhecido como “Rombo” nas redes – o primo pobre do Rambo americano – foi visto por Alexandre de Moraes que lhe ordenou prisão em flagrante.

Há debate jurídico sobre a legalidade do flagrante, mas nem assim o amigo Bolsonaro se deu ao trabalho de citar Daniel Silveira na live semanal que fez na noite de ontem.

Ao invés de um beijo, um escarro. Por que a mão que afaga, Daniel Silveira, é a mesma que apedreja, como já anotou Augusto dos Anjos.

Hoje os jornais preveem uma derrota fulgurante de Silveira no plenário da Câmara, levando-o à perda do mandato e à manutenção da prisão.

Não vai ter quem consiga fazer o brutamontes entender os motivos que levaram o mito a deixá-lo só.

Mas, se ele tivesse lido Augusto dos Anjos saberia que quando se lida com bandidos e canalhas, que se dizem amigos, o melhor é não esperar nem solidariedade e nem companheirismo.

E, se por acaso, depois de sua provável derrota vierem lhe consolar, talvez valha a pena voltar a recorrer ao poeta.

“Se alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!”

Avatar de Renato Rovai

Renato Rovai

Jornalista, mestre em Comunicação pela ECA/USP e doutor pela UFABC. Mantém o Blog do Rovai. É editor da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR