A publicidade na linguagem de hoje

Além de o marketing digital estar sendo um desafio para as agências de publicidade na implantação das estratégias de campanhas publicitárias, há outro desafio ainda maior a ser vencido: falar a língua da geração da internet. Como atrair o publico jovem para o consumo com formatos de propagandas que são do tempo de seus avós? […]

Além de o marketing digital estar sendo um desafio para as agências de publicidade na implantação das estratégias de campanhas publicitárias, há outro desafio ainda maior a ser vencido: falar a língua da geração da internet. Como atrair o publico jovem para o consumo com formatos de propagandas que são do tempo de seus avós? A resposta é simples; não há como.
Primeiro porque os canais tradicionais de mídia como televisão, rádio, banner, folder e outdoor há muito não atraem a atenção deste público como antes. Segundo, porque publicitários “antigos” mesmo que preocupados com as transformações na sociedade, não conseguem falar a mesma língua desses jovens. Prova disto, foi a iniciativa de uma grande agência de publicidade de São Paulo. Ofereceu 50 vagas de estágio onde os interessados deveriam responder a uma única pergunta: o que você faria por essa vaga. As respostas surpreenderam a agência. Mais de 1000 interessados enviaram vídeos onde demonstravam do que eram capazes de fazer pela vaga.
O mais importante desta ação, foi o reconhecimento por parta da agência de que era preciso contar com a ajuda deste novo profissional, nascido e criado na geração net para poder criar propagandas dentro dos padrões da linguagem publicitária de hoje.

Avatar de Francisco Machado Filho

Francisco Machado Filho

Francisco Filho é professor Dr. da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Bauru-SP no curso de Jornalismo. Possui graduação em Radio e TV pela FAESA/ES, Mestrado em Mida e Cultura pela UNIMAR/SP e Doutorado em Comunicação Social pela UMESP/SP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Televisão digital, atuando principalmente nos seguintes temas: TV Digital, Mídias Digitais e internet e modelo de negócios para TV aberta.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR