Convergência Midiatica

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
10 de março de 2011, 07h29

As transformações nos veículos de comunicação de massa – Parte I

No início da década de 90, a indústria fonográfica mundial começou a ser desafiada por dois fatores importantes: a pirataria e a compartilhamento de músicas pela internet. Passado alguns anos, o jornalismo impresso também começou a enfrentar uma crise quando assinantes abandonaram a versão impressa de seu jornal preferido e passaram se informar gratuitamente pelos portais de informação, ou versão online do próprio jornal que assinava. As rádios também se viram ameaçadas, pois é possível ouvir a programação das emissoras via computador. Por fim, a televisão aberta também está sendo ameaçada pelas novas tecnologias e pela internet.

Se pudermos definir em uma frase a principal transformação pela qual os veículos de comunicação de massa estão passando ela seria: falha na distribuição. A distribuição é o meio pelo qual o veículo de comunicação envia as mensagens publicitárias e o conteúdo para os indivíduos. No rádio e na televisão aberta, a distribuição se dá pelo ar. No jornalismo impresso, pelo papel. Na indústria fonográfica, pelos discos de vinil, fitas K7 e posteriormente pelo CD. Todos estes veículos estão sendo impactados pelas novas tecnologias em um ponto principal: a distribuição.

Esse é um grave problema, pois estes veículos, principalmente no Brasil, financiam toda sua estrutura exatamente na distribuição, e todos financiados pela publicidade. A lógica é simples: se a distribuição cai, também cai o valor do anuncio nos jornais e revistas. Se a audiência cai, ou seja, a distribuição do conteúdo está atingindo menos pessoas, o valor do comercial da TV e do rádio também cai. A questão é que é muito caro distribuir. 1/3 dos gastos de um jornal se dá na compra de papel. Na televisão, toda a estrutura em rede da programação das emissoras se baseia em números estimados da percentagem da população que assiste a determinado programa. Mas o que está havendo? Por que a distribuição dos conteúdos está sendo fortemente impactada em nossos dias?

Está não é uma resposta simples de se dar. Este problema faz parte de um processo que vem se desenvolvendo desde meados de 1970, e que agora, se tornou demasiadamente grande para muitas empresas de comunicação e que possivelmente não terão condições econômicas de enfrentá-lo.

Continua… (clique aqui para ler)


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags