Convergência Midiatica

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
01 de março de 2011, 19h04

Para cada US$ 1 ganho com publicidade online, jornal perde US$ 5 no impresso

Texto publicado em: FNDC

28/02/2011 |
Redação
Portal Imprensa

Um levantamento feito pelo Washington Post Group, que edita jornal de mesmo nome, mostrou um panorama alarmante para os veículos impressos e promissor para a internet. Para cada dólar que o jornal ganhou com publicidade online, US$ 5 foram perdidos com anúncios no papel.

De acordo com informações publicadas no blog “Monday Note”, as cotas do impresso ainda faturam muito mais que o online, mas a velocidade com que o quadro se modifica se intensificou a partir de 2004, como mostra o gráfico.

Relação de ganhos e perdas
“O modelo de negócios de publicidade online, quando aplicado à transformação da indústria dos jornais, é um grande fracasso”, escreveu o consultor Frédéric Filloux. “Táticas meramente adaptativas não salvarão o setor tradicional de jornais em sua guerra em múltiplas frentes contra ‘tecnologias de ruptura'”.

O artigo do “Monday Note” cita o livro “The Innovator’s Dilemma”, publicado por Clayton Christensen em 1997, que aponta o paradoxo das mudanças de mercado. Um dos pontos abordados pelo livro é o fato de que certas características de um veículo podem se virar contra ele quando o cenário se modifica.

Na avaliação do “Monday Note”, o que ocorre com o Post é o que os jornalistas americanos chamam de “centavos digitais em troca de dólares impressos”. Ou seja, não é possível recuperar a perda de publicidade impressa com a venda de anúncios na web.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags