Netos de Maria e Luís Carlos Prestes lançam livro infantil “Minha Valente Avó”

Ana, Andreia e Edu transportam histórias que ouviram da avó, Maria Prestes, de forma lúdica em um livro que fala de uma valente mulher que vive em um país governado por mandões

Ana, Andreia e Edu respiram política desde que perambulavam pela casa dos avós, Luís Carlos e Maria, que, muito além dos contos de fadas, contava histórias de heróis de verdade, valentes, que lutaram pela justiça social em um dos períodos mais sombrios da história do Brasil.

Dividindo o mesmo sobrenome – Prestes – os três se uniram para relatar de forma lúdica às novas gerações, em um novo período autoritário no Brasil, histórias de uma valente avó que vive em um país governado por mandões.

“Crescemos em uma casa que respirava política e ouvindo as histórias contadas por nossa avó Maria. Queremos dividir essas histórias com as gerações que estão chegando e homenagear as mulheres que lutaram e ainda lutam, hoje como avós e bisas, por nossa democracia”, afirma Ana, coautora do livro Minha Valente Avó e colunista da Fórum.

Altamira Rodrigues Sobral Prestes – ou Maria do Carmo Ribeiro de Itajubá, pseudônimo que usou na clandestinidade -, a avó, atualmente com 90 anos, foi casada com Luís Carlos Prestes por 40 anos, de 1950 até a morte do líder comunista, em 1990.
Filha de João Rodrigues Sobral (Conhecido como “Camarada Lima”) e Mariana Ribas Pontes Rodrigues Sobral, militantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB), conheceu Luís Carlos Prestes quando era responsável por sua segurança pessoal em São Paulo.

E é do convívio com os netos que surgiu a obra, ilustrada por Marilia Pirilo, que conta episódios surpreendentes da história do Brasil nas narrativas de uma avó que leva sua neta para casa após a escola.

O livro presta ainda homenagem às avós e avôs que defenderam o Brasil com muita coragem e valentia em nome da liberdade, da democracia e da justiça social e será lançado nesta terça-feira (15) em live às 19h30 com os autores no Youtube da Editora Quase Oito.

Informações:
Título: Minha Valente Avó
Autoras e autor: Andreia Prestes, Ana Prestes e Edu Prestes
Ilustração: Marilia Pirilo
Preço: R$ 60,00
Número de págs.: 24 pags.
ISBN: 978-65-86764-17-8
Publicação: dezembro de 2020
Lançamento On-Line: 15/12, as 19:30h.
Canal: Youtube da Editora Quase Oito
Editora: Quase Oito
Contato: 21-97117-7070
Contato com a editora: E-mail: contato@quaseoito.com.br Insta: @quase_oito

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR