DIÁRIO DA CHINA

A riqueza da troca de experiências com colegas latinos e caribenhos

O grupo de jornalistas do qual faço parte está praticamente completo e o intercâmbio cultural e de visões de mundo tem sido sensacional

Créditos: Acervo pessoal - Brasil, Guiana, Panamá, Costa Rica e Argentina representados no encontro de domingo.
Escrito en BLOGS el

Quatro colegas que fazem parte do meu grupo desembarcaram na noite deste sábado (13) em Beijing para se juntar aos outros jornalistas de países da América Latina e do Caribe que já estão da capital chinesa. 

Os recém-chegados trouxeram a chuva: desde a madrugada de sábado não para de chover por aqui, o que acaba atrapalhando os planos de passear pela cidade. 

No domingo (14), parte da turma se reuniu para um café da manhã para dar as boas-vindas aos argentinos e ao brasileiro (finalmente alguém que fala português no grupo!). Foi muito enriquecedor trocar ideias sobre o que esperar, o que já foi feito e o que planejamos fazer ao longo deste semestre na China.

O meu grupo é bastante diverso, com jornalistas de mídia eletrônica, digital e impressa, veteranos e novatos, com idades que variam dos vinte e poucos aos sessenta e tantos anos de idade. A maioria dos participantes é homem, estamos em cinco mulheres. 

Durante os encontros há três idiomas simultâneos: espanhol, inglês e, agora, o português. Há um enorme esforço entre todos e todas para o entendimento do colega, o aprendizado do idioma diferente e a compreensão de visões de mundo e realidades plurais. 

Todos e todas têm muito interesse nas Eleições Presidenciais do Brasil, um país importante para toda a região. Felizmente, a torcida é pela vitória de Luiz Inácio Lula da Silva. Já ensinei a todos a fazer o "L" com a mão e sempre que posso desfilo com a minha toalha do futuro presidente pelo complexo. 

Acompanho com ansiedade e esperança as notícias do meu país e as compartilho com os colegas. Embora não possamos votar, por aqui queremos que o Brasil seja feliz de novo.

A novela da mala perdida teve um desfecho feliz, ao menos em parte. Neste sábado estive no Aeroporto Internacional de Beijing e recuperei a minha bagagem. Infelizmente, não foi possível mandar de volta os pertences do outro passageiro brasileiro. Acredito que ele só vai ter de volta quando eu regressar ao Brasil, em novembro. 

Até amanhã!