'Aecio confirma: Azeredo é "homem de bem". E de bens?' Uma breve análise da cobertura da mídia sobre Mensalões

Escrito en BLOGS el

O chiste que dá título ao post  é do jornalista Rodrigo Vianna em seu Facebook.

Mas além da cara de pau de Aécio, Azeredo e dos demais tucanos de alta plumagem que se sentem protegidos pela velha mídia, o que nos informam as manchetes? Elas nos mostram o porquê de os tucanos se sentirem inatingíveis.

Vamos observar algumas prints de como a velha mídia tucana classifica os dois mensalões, o tucano e o petista?

Vejamos algumas imagens:

Gushiken cuja foto que faz parte do especial da Folha sobre o Julgamento do "Mensalão" foi absolvido, sequer participou do julgamento espetacularizado do que a velha mídia apelidou pomposamente de "Mensalão".

Noite e dia, desde 2005, a velha mídia em uníssono criou e recriou casos requentados para colar no PT e nos petitas a pecha de 'mensaleiros', "corruptos", "petralhas".

O Supremo Tribunal Federal, esta máxima Corte da Justiça ~isenta~ adequou calendários para que o julgamento ocorresse no período eleitoral onde Barbosa, com atuação magistral, estilo Batman, fazia piadas dos réus e  juntamente com ministro Gilmar Mendes foram fotografados dormindo durante as sessões que condenaram petistas históricos. Fala, corpo e gestos mostravam o tempo todo que o julgamento espetacularizado tinha o foco no PIG para a produção de manchetes.

Barbosa prosseguiu na espetacularização com as prisões dos petistas históricos em dia de feriado nacional, o 15 de novembro tido como "Dia da Proclamação da República. Já Roberto Jefferson que não é petista, mas é réu confesso, ainda está solto, escrevendo no twitter e dando número de conta bancária.

Na primeira imagem que aparece acima, recolhida depois da morte de Gushiken, sua foto permanece entre os réus, mesmo depois de morto. À época em que printei a imagem fiz este post: Nem depois de morto e absolvido a Folha respeita a memória de Gushiken.

Já verdadeiro mensalão, o que deu origem ao esquema de Marcos Valério, o mensalão tucano, com fartas provas, envolvendo o ex-presidente nacional do PSDB, Eduardo Azeredo, para o qual o PGR pediu 22 anos de prisão, como é abordado pela mídia? Vamos comparar?

O mensalão tucano, não é tucano na velha mídia, ele é regionalizado, ele é mineiro, raras são as vezes que vemos na manchete a associação do Mensalão tucano ao termo "tucano" ou PSDB. A Folha, este primor do jornalismo porta-voz dos tucanos, consegue dar a notícia do mensalão tucano atacando o PT e Azeredo, o mensaleiro, pe um homem de bem, pobrezinho... está sendo julgado por "motivações políticas". Ele não renunciou ao mandato numa manobra pra não ser julgado pelo STF. Que que nada! Tudo isso é culpa do PT, porque né, o julgamento da AP470, todo espetacularizado, não teve motivação política nenhuma da direita. E Barbosa? Um santo, um homem ~desinteressado~, nada de vaidades:

Na Folha/UOL, porta-voz do PSDB, nenhum destaque nas manchetes da página de rosto sobre o MENSALÃO TUCANO.  Compare quando a grande mídia tratou o mensalão dos petistas.

Daí você desce o cursor e lá embaixo vai encontrar alguma menção ao mensalão tucano, mas claro que ele está adjetivado, porque o substantivo Mensalão é petista!

Faça uma brevíssima pesquisa no Google e compare quantas manchetes existem detonando o PT usando o termo "mensalão" e quantas existem atribuindo o mensalão ao PSDB e qual é a abordagem de ambas.

O mensalão tucano quando tem alguma notícia está sempre associado ao PT Eu fiz algumas pesquisas quantitativas e o resultado é surpreendente. Se você exclui o termo PT da pesquisa sobra quase nada. Compare:

Mensalão associado à sigla PT:

Vamos tirar as menções aos PSDB da busca e ver o que sobra: Ainda é um número altíssimo na casa dos dois milhões e sempre lembrando para as notícias sobre "Mensalão" se referirem ao PT  na mídia não precisa que se discrimine mais a sigla do PT. Mas tiremos o PT da busca e deixemos apenas "mensalão +psdb:

Como o resultado foi muito baixo e não apareceu nas menções nenhuma matéria da velha mídia, refiz a pesquisa utilizando a expressão entre aspas, menos a menção ao termo "PT":

Achei impressionante porque nestas pesquisas quando se trata de falar de mensalão tucano sequer aparece os grandes jornais da velha mídia, quando aparece a menção a "mensalão tucano" está associada ao PT na maioria das vezes, à 'Minas' ou a 'mineiro', regionalizando um crime de dimensão nacional. Para ver a diferença absurda entre os números encontrados na pesquisa clique nas imagens para ampliá-las. Para a expressão "mensalão do PT" encontramos quase 2 milhões de resultados e como argumentei antes, com o trabalho diuturno da velha mídia o termo mensalão isolado tem a força de associação com um único partido, o PT, poucos se dão ao trabalho de discriminar o partido. Já quando se trata da pesquisa para mensalão tucano, Minas ou Mineiro acompanha a maioria das menções, porque isso faz crer para os eleitores que é um caso isolado e não que o mensalão mineiro foi praticado pelo presidente nacional do PSDB. Veja o que acontece quando tiramos Minas ou mineiro: Enquanto o termo "mensalão" associado ao termo "PT" aparece quase 2 milhões de citações o associado ao PSDB não chega sequer a quinhentos mil. E se tirarmos da busca os termos PT, Minas e mineiro?

A coisa é tão descarada que no UOL, a notícia que o Houaiss acrescentou os termos "Mensalão" e "Mensaleiro" está associada a qual dos Mensalões? Bidu, você, olhe as matérias à direita da notícia:

 E aí, você ainda acha que a grande mídia faz jornalismo com isenção, sem lado, sem partidos?

Você ainda acha que grande mídia trata PT e PSDB com equidade?

Aécio visita Azeredo e pede que 'respeitem o drama' do ex-deputado Pré-candidato do PSDB e cúpula tucana estiveram com réu do mensalão mineiro nesta quarta; questionado sobre palanque de Azeredo em  sua campanha, Aécio disse que ele é 'homem de bem'

Pedro Venceslau - O Estado de S. Paulo

20/02/2014

Zezé Perrela, o senador dono do helicóptero e da fazenda onde a polícia federal apreendeu meia tonelada de cocaína acompanhado do candidato do PSDB à presidência da república, Aécio Neves e Eduardo Azeredo, ex-presidente do PSDB, réu do mensalão e para o qual o Procurador Geral da República pediu 22 anos de cadeia. (A foto obviamente não estava no Estadão. Fonte da Imagem Blog do Mario

20/02/2014

SANTOS - Pré-candidato do PSDB à Presidência, o senador Aécio Neves (PSDB) pediu nesta quinta-feira, 20, que "respeitem o drama" do ex-deputado Eduardo Azeredo, réu no julgamento do mensalão mineiro. Aécio fez uma visita de cortesia ao ex-governador mineiro em sua residência, em Belo Horizonte, junto com uma cúpula do PSDB

Questionado sobre a possiblidade do ex-governador mineiro subir em seu palanque na campanha presidencial, Aécio respondeu irritado: "Isso não é uma pergunta cabível. Não tenho o menor constrangimento em dizer que ele é um homem de bem".

Estiveram presentes na casa de Azeredo o governador de Minas, Antônio Anastasia, o deputado federal Duarte Nogueira (SP) e o pré-candidato tucano ao governo de Minas Pimenta da Veiga. Mais tarde, o presidente do PSDB foi para Santos, no litoral paulista, onde cumpriu sua 14ª agenda em São Paulo desde que decidiu disputar o Palácio do Planalto.

Em conversa com jornalistas, o senador mineiro também falou sobre o encontro que terá nesta sexta-feira com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em Recife. "Nós apoiamos a candidatura de Eduardo, ao contrário do PT, que tentou sufocá-lo com cooptação de aliados importantes, como acabou fazendo com o governador do Ceará (Cid Gomes)".

Ritual. Aécio chegou em Santos e foi recebido pelo deputado Paulinho da Força, presidente do Solidariedade, e veio acompanhado do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), que o tem acompanhado em todas as agendas pelo Brasil. Na cidade, o senador, que também é presidente nacional do PSDB, cumpriu o mesmo ritual das últimas 13 viagens. Deu entrevistas em jornais locais, caminhou pela cidade e foi ao Café do Carioca, local tradicional de Santos que era frequentado pelo ex-governador Mário Covas.

Depois de almoçar nesta sexta com Campos, Aécio embarca para Maceió, onde participará ao lado do governador tucano Teotônio Vilela do tradicional bloco Pinto da Madrugada.