Alto preço da energia elétrica em Minas Gerais será tema de plebiscito popular

Escrito en BLOGS el

Alto preço da energia elétrica em Minas Gerais será tema de plebiscito popular

Por: Vinnicius Moraes em seu blog

09/04/2013

Mais de 200 organizações sociais de Minas Gerais estão mobilizadas na construção de um plebiscito para discutir e consultar a população mineira, em outubro deste ano, sobre a política de impostos no estado, especificamente a tributação da tarifa de energia.

Experiências anteriores, em torno de temas como dívida externa, Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) e a privatização da Companhia Vale do Rio Doce, indicaram que, além da consulta direta à população, o processo de preparação de um plebiscito popular se apresenta como excelente oportunidade para informar, conscientizar e mobilizar a população na luta por direitos.

Como se pode observar, inclusive nessa imagem de uma campanha promovida pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais, o modelo adotado pelo governo estadual é, ao mesmo tempo, perverso e benevolente:

- benevolente, por meio da concessão de benefícios fiscais que privilegiam as grandes corporações (que, muitas vezes, retribuem a "gentileza" com o financiamento de campanhas eleitorais);

- perverso, ao compensar a consequente queda de bilhões de reais na arrecadação com a imposição, às trabalhadoras e aos trabalhadores, de alíquotas elevadas de ICMS em bens e serviços essenciais como energia elétrica, gasolina e telefonia.

Como consequência, as tarifas de energia elétrica residencial praticadas pelas empresas que atuam em Minas Gerais figuram entre as mais elevadas do país!

A reação popular em Minas Gerais começou a ser articulada no final de 2012, diante do anúncio de redução da tarifa de energia elétrica pelo governo federal, não acompanhada pelo governo do estado.

Desde então, o povo mineiro é chamado a organizar comitês em todos os municípios!

Seminário Regional - domingo, 14 de abril, a partir das 8h

Neste domingo, 14 de abril, a mobilização chega à Zona da Mata mineira, com a realização de um Seminário Regional, no Sindicato dos Bancários, em Juiz de Fora (Rua Batista de Oliveira nº 745 - Centro).

Com início às 8h, o evento possibilitará a discussão de aspectos como "Energia para que e para quem?" e "Qual a proposta dos movimentos sociais para a Energia?", entre outros.

Participe! Esta luta é de toda a sociedade!

Leia também:Minas tem a Maior Alíquota de ICMS sobre a Energia Elétrica do PaísOrganizações mineiras preparam Plebiscito Popular para baixar o preço da luz e do ICMS

Veja também:

A nota do MAB sobre a redução do preço da energia elétrica promovida pelo governo federal

Victor Farinelli: AS MEDIDAS DE DILMA E OS APAGÕES DA OPOSIÇÃO

A cara de pau tucana parece não ter fim: Richa quer faturar em cima da redução da conta de luz

Folha tucana esconde que CESP tem como maior acionista o governo tucano de SP que não quer baixar preço da energia elétrica para paulistas

Leandro Fortes: PSDB vive o momento mais lamentável da sua história

Valor: Descontos na conta de energia poderão ser ainda maiores, diz Dilma

Cynara Menezes: o “vermelho” de Dilma e como a oposição virou piada nas redes sociais