Borá povo, mobilizar-nos para votação das cotas?

Apoio a aprovação da política de cotas

Escrito en BLOGS el

Amanhã, quarta-feira (25/03/2009), é dia de votação no Senado.

Eu não vou escrever pela enézima vez porque acho imprescindível à democracia, à justiça social, à efetiva educação para igualdade étnico-racial a aprovação desta ação afirmativa. Se você fizer uma pesquisa neste blog pelas tags racismo, relações étnico-raciais, política de cotas, lei 10639/03, negritude, ações afirmativas e temas afins, vai descobrir todo os meus argumentos.

O que farei aqui é socializar um mail que eu já enviei para os senadores e que acho que você também deveria enviar. Para facilitar o envio em dois emails, além do modelo, reproduzo em dois blocos os endereços eletrônicos dos senadores.

Boa prática cidadã!

Frô

PS. Assino embaixo o mail abaixo com todas as letras, mas o original foi escrito pela Diva Moreira com adendos da Anna Felipe do Memória Lélia Gonzalez. Podem fazer uso à vontade é copyleft :)

Vossa Excelência Senador da República do Brasil Vossa Excelência Senadora da República do Brasil

Vimos solicitar a V. Ex.ª nos ajude a fortalecer a corrente daqueles que defendem e lutam pelas políticas de cotas, como ação afirmativa em favor de estudantes de origem africana e indígenas.

Defendemos, para um tempo apropriado, as políticas chamadas de universalistas e que poderão garantir o acesso às universidades daqui a aproximadamente 30 anos de quaisquer alunos e alunas que entrarem nas BOAS escolas públicas que serão implantadas no País [só Deus sabe quando!].

A ação afirmativa vem suprir as decenais omissões e descasos históricos do poder público na área da educação, em nosso País. Mas uma medida tão singela tem virado um “bicho de sete cabeças”.

A POLÍTICA (em caixa alta) é irmã gêmea da ÉTICA.  Se é assim, deve ser exercida em sintonia com uma dimensão fundamental: o TEMPO.

Em nosso vivido, temos sofrido junto com a população brasileira majoritária, pelo fato de alguns políticos, alguns intelectuais – e alguns/mas outros/a “românticos/as” ou “interesseiros/as” – colidirem contra a boa política e a ética quando negam a necessidade da implementação de políticas que promovam a igualdade e a justiça HOJE, e as adiam para as “calendas gregas”.

Neste futuro sempre adiado, os/as jovens negros/as e indígenas que estão, com justeza, reivindicando um lugar nas universidades públicas serão avôs, antes de poderem ver reconhecidos seus direitos que são legítimos em função de um regime de segregação – com "ares" de “democracia racial” – que teve início nos anos 1500 e que os governos do Brasil têm feito questão de perpetuar, especialmente a partir do dia 14 de maio de 1888!

Negros e negras estão exaustos de viverem o “dia seguinte” de uma abolição inconclusa após 120 anos!

Nesse sentido, vimos solicitar a V. Ex.ª, na condição de Senador/a da República considere a necessidade do povo brasileiro [com todas as características históricas, políticas e demais que V. Ex.ª bem conhece para o exercício do mandato] e vote, na próxima 4a. feira, em favor da PL 180/2008.

No caso V. Ex.ª já ser um/a digno/a defensor/a de uma política que tornará a presença de homens e mulheres negros/as e indígenas em nosso País uma realidade de dignidade para mais de 50% da população e para todos/as os/as demais que, juntos, se irmanam (de um jeito ou de outro) na constituição da brasilidade...  solicitamos nossas desculpas no encaminhamento indiscriminado deste Ofício, considerando o tempo exíguo para nos dirigirmos a cada um/a em particular.

Mui Respeitosamente,

Conceição Oliveira

historiadora, pedagoga e autora de livros didáticos

SP, Capital Lista de emails dos senadores

[email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected],

[email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected],