Da série: Saudades do Celso Amorim

Escrito en BLOGS el

E três horas depois que o mundo todo já sabia que o ditador Mubarak havia sido apeado do poder, o Itamaraty finalmente solta uma 'notinha', sobre o Egito. Patriota foi avisado do fato pelo Ministro das Relações Exteriores da Alemanhã, como informa Agência Brasil-EBC, às 14:43.

Nota 54, Itamaraty

11/02/2011 -

Ao tomar conhecimento dos recentes acontecimentos no Egito, o Brasil manifesta sua expectativa de que a transição política naquele país transcorra dentro do respeito às liberdades políticas e civis e aos direitos humanos da população, em ambiente de paz e tranquilidade.

O Brasil acompanha com grande interesse a evolução da situação política no país amigo, que, além de parceiro relevante, desempenha papel importante para a estabilidade do Oriente Médio.

Ao solidarizar-se com a população egípcia na busca da realização de suas aspirações, o Brasil reafirma sua confiança de que as lideranças políticas da sociedade egípcia saberão fazer face a este momento de novas oportunidades e desafios, em ambiente de entendimento e de diálogo democrático.

Em Nova York para presidir sessão do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a Interdependência entre Segurança e Desenvolvimento, o Chanceler Antonio de Aguiar Patriota está em consulta com o Secretário-Geral das Nações Unidas e com os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para avaliar o impacto dos acontecimentos no Egito sobre a estabilidade no Oriente Médio.