Daniel Caetano e um balanço da campanha de José Serra

Escrito en BLOGS el

Já publiquei um texto anterior do Daniel Caetano, talvez o melhor que li sobre o Bolsa Família na blogosfera.

Republico outro que ele fez assim que se encerrou a campanha eleitoral. Peço perdão a ele e aos leitores pelo atraso, mas só agora estou conseguindo chegar aos mails de 30/10 :( Ainda tem uns 5 mil mails pra dar cabo, mas eu chego lá.

De todo modo, vale leitura pela síntese que o autor traçou dos principais absurdos (vários deles precisam ser investigados) presentes na campanha eleitoral de José Serra.

Campanha Eleitoral ou Sujeira Eleitoral?

Por; Daniel Caetano, em seu blog

30/10/2010

A campanha que se encerra hoje poderia entrar para os livros de história como a mais suja de todo o período democrático nacional.

Nos últimos meses vimos a veiculação de fichas policiais falsas, panfletos obscurantistas atacando candidatos que são contra o retrocesso à idade média, e-mails apócrifos espalhados aos borbotões por desavisados e mal-intencionados, difusão de preconceitos contra homossexuais... tudo isso descortinado por apoios da TFP e Juventude Nazista. Me surpreende que não tenham defendido o fim das cotas aos estudantes negros e a volta da escravidão!

Mas o que não é o desespero de um candidato que não apenas tem história, mas tem uma que contradiz a si mesma. Sempre veiculando acusações contra a outra parte, que lutou contra a ditadura e não fugiu à luta, chamando-a de terrorista... quando na verdade deveria envergonhar-se de ter fugido do país, por pura covardia1.

Ainda não satisfeita, a campanha do candidato forjou falsos atentados, em que bolinhas de papel foram o cerne de uma vergonhosa afronta à inteligência dos eleitores, demonstrando todo o poder de uma mídia se esforçando por defender seus próprios interesses, sejam eles quais forem.

Quando já anestesiado estava o público, veio a superação da baixaria: sites e e-mails falsos, emitidos em nome do candidato concorrente, com objetivo de fazer parecer soberbo o concorrente, que prepararia a instauração de uma ditadura.

As peripécias foram coroadas com um telemarketing difamatório, condenado tardiamente pela Justiça eleitoral, e com a divulgação de vídeos paranóicos mais delirantes do que o filme Independence Day - aquele em que a nave alienígena usava Windows.

Finalizando, já no período em que propaganda eleitoral é proibida, com a cerejinha do bolo: uma revista "de indiscutível credibilidade" compara nosso atual presidente a um famoso ditador simplesmente porque encontraram meia dúzia de fotos de ambos nas mesmas poses... e uma campanha afrontosa e ilegal via SMS e telemarketing, veiculada por companhias de telecomunicação - concessionárias de serviços públicos, a menos de 24 horas do início da eleição.

E isso apenas para falar da sujeira de um certo candidato contra o outro, sem entrar nos aspectos da campanha sórdida e hipócrita movida pelo tal candidato, que se diz "economista e engenheiro" sem sequer ter diploma universitário2, que faz populismo eleitoral com propostas de aumentos desmesurados e promessas de ampliação de programas que até "ontem" dizia serem absurdos. Mas não para por aí, pois ele também se disse frontalmente contra um ato que que sua própria mulher realizou - com sua anuência3, usou de falsa moral ao dizer que "exemplo tem que vir de cima" - em referência a casos de corrupção do governo federal - quando ele mesmo faz tudo que pode para que a corrupção em seu governo estadual não seja investigada4... tudo isso assinado por um plano de governo sem pé nem cabeça publicado dois dias antes da eleição.

O tal candidato foi, um dia, de esquerda. Mas a ambição de se tornar Presidente da República transformou-o na "coisa" que está por trás dessa campanha que deixaria Goebbels com orgulho, fosse o postulante ao planalto um discípulo.

Por isso tudo - e a despeito de todos os deslizes dos últimos governos -, não dá pra votar em Serra5.

PS: Há exatos 12 anos eu prometi para mim mesmo não tomar mais partido de nenhum político ou partido, apenas fomentar a discussão. Os fatos mencionados neste post me fizeram rever minha posição para esta eleição, pois estava me sentindo sujo se deixasse essa porcaria toda ser feita sem ao menos expressar minha opinião.

E... sinceramente? Espero que eu nunca mais precise voltar a fazer isso, que as próximas eleições sejam entre pessoas com um mínimo de ética e dispostas a discutir o bem da nação, ao invés de enxergarem o país como um coroamento para as ambições pessoais, por "ter se preparado a vida inteira para ser presidente". (1) Como atesta Zé de Abreu e qualquer documento que contenha a história completa da UNE.

(2) Já dito há um bom tempo por diversos jornalistas, notadamente Paulo Henrique Amorim, sem que jamais essa informação tenha sido questionada e também sem que jamais ele tenha mostrado o diploma.

(3) Denunciado pela própria Folha de São Paulo - a Folha! (4) Caso Alstom e Paulo Preto são trololó, claro. Sanguessugas também.

(5) E olhe que eu nem precisei falar em Fernando Henrique Cardoso e privatização!