Denúncia: Quilombolas do Rio dos Macacos acusam Marinha brasileira de assassinato

Escrito en BLOGS el

Há algum tempo o blog Bahia em Rede vem fazendo denúncias de que a Marinha do Brasil tem agido com truculência contra a comunidade Quilombola Rio dos Macacos, como aqui: Comunidade de Rio dos Macacos luta por permanência em território tradicional reivindicado pela Marinha.

O Maria Frô deu destaque a algumas destas denúncias: Bahia: Quilombolas do Rio dos Macacos corre risco de expulsãoAdiado o despejo na Comunidade Quilombola Rio dos Macacos.

A comunidade Rio dos Macacos tem 200 anos. Como é que pode um país democrático permitir que as forças armadas ajam como grileiros? Impedidos do acesso de saneamento básico e sob ameaça constante da Marinha, os quilombolas aproveitaram as férias da presidenta Dilma Rousseff pra protestar: Quilombolas apelam a Dilma em protesto contra a Marinha

Quilombolas aproveitaram a presença da presidente Dilma na Base Naval de Aratu para protestar contra a Marinha. Foto: Lúcio Távora/Agência A Tarde/AE

A presidenta Dilma passou a virada do ano nessa base truculenta. E aí presidenta? E aí ministro Celso Amorim? E aí ministra Luiza Bairros e aí Ministra Maria do Rosário?  Não é possível fuzileiro espancar e mandar matar quilombolas! É preciso investigar isso e tomar providências. Assim como garantir o direito constitucional dos quilombolas às suas terras.