Diário de São Paulo: Mercadante avança, Alckmin recua após horário eleitoral

Escrito en BLOGS el

O que me chama a atenção é o fato de uma campanha derrubar candidato. É como se fosse melhor para Alckmin e também para Serra que, segundo as pesquisas de  intenções de voto estava a frente de Dilma antes da campanha começar, ficarem de boca fechada e não aparecerem em público para que ambos, Serra e Geraldo Alckmin mantivessem a preferência do eleitorado.

Alckmin vê Mercadante se aproximar Apesar de tucano se manter com chances de vencer no primeiro turno, petista vem apresentando desempenho positivo desde o início da campanha, de acordo com pesquisa DIÁRIO/ Ipespe

Por: João Carlos Moreira, no Diário de São Paulo 02/09/2010

O candidato do PT ao governo do estado, Aloizio Mercadante, conseguiu diminuir a vantagem de seu adversário pelo PSDB, Geraldo Alckmin. De acordo com pesquisa DIÁRIO/ Ipespe divulgada nesta quinta-feira, o petista tem agora 24% das intenções de voto e continua bem atrás do tucano, com 46%. Mercadante tem desempenho positivo desde o início da campanha, mas Alckmin mantém as chances de vencer a eleição no primeiro turno, já que são levados em conta apenas os votos válidos.

A vantagem do tucano em relação ao petista hoje é de 22 pontos. Quando o DIÁRIO começou a série de pesquisas com o Ipespe, em junho, Alckmin estava 33 pontos à frente de Mercadante, com 50% contra 17%. A diferença se manteve até a abertura do horário eleitoral gratuito, em 17 de agosto, mas foi caindo aos poucos com a campanha no rádio e na TV.

A pesquisa anterior DIÁRIO/ Ipespe já havia detectado a variação positiva da candidatura de Mercadante. No levantamento que tinha sido feito entre 23 e 25 de agosto, ele já havia conquistado 22% das intenções de voto, enquanto Alckmin se mantinha com 49%. O atual levantamento foi feito em 31 de agosto e 1º de setembro.

A melhora no desempenho de Mercadante coincide com a subida da candidatura da presidenciável petista Dilma Rousseff nas pesquisas, inclusive no estado de São Paulo. Outro ponto que pesa a favor do candidato do PT é a decisão da cúpula do partido e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de intensificar a campanha nos estados em que a oposição está à frente na disputa pelos governos.

Como Dilma tem aumentado a vantagem em relação ao presidenciável do PSDB, José Serra, Lula e o comando petista querem não só reforçar as campanhas de candidatos aliados aos governos, mas também turbinar candidaturas ao Senado e à Câmara dos Deputados.

Cenário estável/ Além da redução da vantagem de Alckmin sobre Mercadante, a pesquisa do Ipespe mostra que a candidatura de Celso Russomanno (PP) continua oscilando negativamente na intenção de voto. O candidato do partido do deputado federal Paulo Maluf tinha 12% no início da série de levantamentos, mas foi caindo na preferência do eleitorado e está com 8%.

Já entre os demais concorrentes houve poucas mudanças. O candidato Paulo Skaf (PSB) registrou 3% das intenções de voto, enquanto Fabio Feldmann (PV) apareceu com 1%. Os outros quatro postulantes ao governo paulista - Anaí Caproni (PCO), Igor Grabois (PCB), Mancha (PSTU) e Paulo Bufalo (PSOL) - não atingiram 1% das intenções de voto