Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

Fórumcast, o podcast da Fórum
07 de maio de 2009, 12h28

FORA GILMAR!

capangas

Meu amigo o cartunista Bira Dantas fez uma ótima charge para o fora Gilmar e o Conexão  Brasília-Maranhão gravou um vídeo e publicou muitas fotos do ato inédito ocorrido em Brasília onde cerca de 600 manifestantes pediram a cabeça daquela fábrica de habeas corpus para banqueiros bandidos.

É do Conexão que reproduzo o vídeo e o texto a seguir a seguir, para ver as fotos e ter acesso a mais vídeos do ato, não deixe de visitar o conexão e o blog Saia Gilmar!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=zgO9tHB6-xI]

Por Rogério Tomaz Jr.

“Pelo menos seiscentas pessoas – cerca de trezentas no pico do ato – passaram no início da noite de hoje (6/5) pela Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), que reuniu manifestantes em ato público contra o ministro Gilmar “Dantas” Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Atos simultâneos ocorreram em Belo Horizonte (MG) e em dois locais de São Paulo (SP).

Estive na Praça e registrei muitas fotos e vídeos. Ao final do texto segue uma amostra e daqui a pouco divulgo os links para a galeria completa aqui no blog.

As palavras de ordem – listo algumas abaixo – se dirigiam principalmente à dupla soltura do banqueiro condenado Daniel Dantas e às declarações contra movimentos sociais. O delegado Protógenes Queiroz foi exaltado, bem como o ministro Joaquim Barbosa.

O ato é inédito. Pela primeira vez na história do país, o presidente da Corte Suprema enfrenta reação popular pedindo a sua renúncia. Se o afastamento pode parecer ilusório agora, vale resgatar o exemplo do próprio Gilmar Mendes, quando começaram os protestos contra Collor de Mello em 1992: “Isso não vai dar em nada”, disse à época o atual Supremo Presidente do Supremo, como diz o Paulo Henrique Amorim.

Dezenas de funcionários do STF se aglomeraram na entrada principal do prédio – curiosos ou desejosos de engrossar o ato?

Algumas das palavras de ordem, inclusive as irreverentes, acompanhadas por apitaços:

“Fora Gilmar! Fora Gilmar!”
“Oh Gilmar Dantas, assim já é demais! Saia nas ruas e não volte nunca mais!”
“Queiroz, delegado do povo! Prende o banqueiro de novo!”
“Ão, ão, ão, larga a toga e vem na mão!”

Os manifestantes cantaram o hino nacional. Os organizadores distribuíram pirulitos, para “combater o amargor da injustiça”. E uma “bicicleta-de-som” reproduziu o áudio da célebre discussão na qual Joaquim Barbosa desnudou Gilmar “Dantas” Mendes.



Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum