FORA GILMAR!

Escrito en BLOGS el

capangas

Meu amigo o cartunista Bira Dantas fez uma ótima charge para o fora Gilmar e o Conexão  Brasília-Maranhão gravou um vídeo e publicou muitas fotos do ato inédito ocorrido em Brasília onde cerca de 600 manifestantes pediram a cabeça daquela fábrica de habeas corpus para banqueiros bandidos.

É do Conexão que reproduzo o vídeo e o texto a seguir a seguir, para ver as fotos e ter acesso a mais vídeos do ato, não deixe de visitar o conexão e o blog Saia Gilmar!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=zgO9tHB6-xI]

Por Rogério Tomaz Jr.

"Pelo menos seiscentas pessoas - cerca de trezentas no pico do ato - passaram no início da noite de hoje (6/5) pela Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), que reuniu manifestantes em ato público contra o ministro Gilmar “Dantas” Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Atos simultâneos ocorreram em Belo Horizonte (MG) e em dois locais de São Paulo (SP).

Estive na Praça e registrei muitas fotos e vídeos. Ao final do texto segue uma amostra e daqui a pouco divulgo os links para a galeria completa aqui no blog.

As palavras de ordem - listo algumas abaixo - se dirigiam principalmente à dupla soltura do banqueiro condenado Daniel Dantas e às declarações contra movimentos sociais. O delegado Protógenes Queiroz foi exaltado, bem como o ministro Joaquim Barbosa.

O ato é inédito. Pela primeira vez na história do país, o presidente da Corte Suprema enfrenta reação popular pedindo a sua renúncia. Se o afastamento pode parecer ilusório agora, vale resgatar o exemplo do próprio Gilmar Mendes, quando começaram os protestos contra Collor de Mello em 1992: “Isso não vai dar em nada”, disse à época o atual Supremo Presidente do Supremo, como diz o Paulo Henrique Amorim.

Dezenas de funcionários do STF se aglomeraram na entrada principal do prédio - curiosos ou desejosos de engrossar o ato?

Algumas das palavras de ordem, inclusive as irreverentes, acompanhadas por apitaços:

“Fora Gilmar! Fora Gilmar!” “Oh Gilmar Dantas, assim já é demais! Saia nas ruas e não volte nunca mais!” “Queiroz, delegado do povo! Prende o banqueiro de novo!” “Ão, ão, ão, larga a toga e vem na mão!”

Os manifestantes cantaram o hino nacional. Os organizadores distribuíram pirulitos, para “combater o amargor da injustiça”. E uma “bicicleta-de-som” reproduziu o áudio da célebre discussão na qual Joaquim Barbosa desnudou Gilmar “Dantas” Mendes.