Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

22 de outubro de 2010, 23h15

Imagine se fosse com seu filho: violência policial com estudantes da Unicamp

Recebo do cartunista  Carlos Latuff  (que estava em Campinas na cozinha da república que foi invadida pela Força Tática -Polícia Militar de São Paulo, do governo tucano paulista), o relato a seguir, para o qual ele fez uma charge.

Após lê-lo, imagine se isso acontecesse com o seu filho, o que você faria?

Agora não lhe causa indignação uma bolinha de papel atirada em um candidato à Presidência da República ganhar todos os noticiários e o evento de violência policial (invasão da casa e intimidação de estudantes universitários) presenciado e descrito por Carlos Latuff na noite de ontem não ter recebido sequer uma notinha na imprensa brasileira?

ATENÇÃO! Ofensiva contra estudantes da Unicamp

Por: Carlos Latuff, aqui

No início da noite de ontem, enquanto visitava estudantes de uma república no bairro Santa Genebra 2, em Campinas, fui surpreendido por dois policiais da Força Tática, de pistolas em punho, que invadiram a residência alegando estarem a procura de supostos traficantes. Os militares estavam acompanhados de mais três policiais a paisana e, segundo eles, foram investigar uma denúncia de que a república estudantil era na verdade uma boca de fumo. Os estudantes ficaram visivelmente constrangidos, um deles teve a mochila checada pelo policial militar.

O incidente acontece no mesmo dia em que policiais cumprindo uma ordem do Ministério Público de Campinas foram até o campus da Unicamp para impedir que fosse realizado um ensaio para o festival anual de bandas independentes conhecida por “IFCHstock”.

De acordo com estudantes, estas ações são resultado da pressão exercida por moradores da região do entorno da Unicamp, organizados na Associação dos Moradores da Cidade Universitária (AMOC), insatisfeitos com a presença de repúblicas estudantis no bairro.

No dia 17 de setembro, a mesma república invadida pela polícia foi atacada a pedradas por uma vizinha durante uma festa promovida pelos estudantes.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum