Jair de Souza indica La dictadura perfecta aos leitores do Maria Frô

Escrito en BLOGS el
Estimada Conceição de Oliveira:
Gostaria de recomendar-lhe que assistisse ao filme mexicano La dictadura perfecta, de Luis Estrada. Também pediria que ajudasse a divulgá-lo aos leitores de seu blog.
Trata-se de um filme de "ficção" (entre aspas porque esta ficção é, em realidade, muito realista) que aborda como a principal  corporação televisiva do México (alguém insinuou que seria a Televisa, mas não creio) manipula de acordo com seus interesses toda a realidade política do país, servindo e se fazendo servir de governantes, legisladores, promotores, juízes, etc., conforme o que  seja mais conveniente em cada situação à corporação.
Para levar adiante sua atuação, eles não hesitam em tergiversar, inventar, adulterar, ou mesmo omitir, qualquer fato para que o público possa ser mantido sob sua influência política.
Talvez, num ato de muita "simploriedade" de minha parte, comecei a associar o que faz esta corporação "fictícia" mexicana com a prática informativa de nossa principal corporação midiática no Brasil (alguns dizem que é a Rede Globo, mas não tenho esta certeza). Me veio à cabeça a omissão da informação sobre a queda do avião da Gol em 2006 para não desviar a atenção da notícia principal que teria de ser o dinheiro encontrado pelo delegado Bruno junto a militantes do PT e, assim, forçar a realização de um segundo turno na eleição presidencial, que parecia já estar inteiramente liquidada naquele momento.
Não sei porque, mas também me lembrei dos fatos relacionados ao chamado caso Lava-Jato e as moções que buscam a cassação dos mandatos de Dilma Rousseff e de Eduardo Cunha. Pensei: será que nossa principal corporação midiática poderia estar manipulando todo o panorama para castigar uma e livrar a cara do outro e, deste modo, fazer valer a agenda de seus próprios interesses?
Claro que estas são indagações que me vêm à mente tão simplesmente por minha falta de conhecimento de nossa realidade. Efetivamente, eu deveria saber que nenhuma corporação midiática que se dedica com tanto afinco à busca e divulgação da verdade seria capaz de praticar tais atrocidades.
Enfim, vale a pena assistir ao filme só como exercício para ver até que ponto algumas pessoas malintencionadas são capazes de chegar para denegrir a honra e a dignidade dos grandes meios de comunicação.
O link do Youtube onde o filme pode ser encontrado, o filme está em espanhol, mas seguramente os leitores de seu blog poderão entendê-lo.
Jair de Souza