Moçada da área de biológicas, gestão ambiental, solidários em geral dêem uma força para a Laíssa

Escrito en BLOGS el

A Lalá, catadora da Granja Julieta que entrou na universidade e cuja história foi contada aqui, está trabalhando na incubadora de resíduos da USP, passou na prova e ficará por lá  2 anos. Só que o salário que ela recebe na incubadora é menor que o  salário de catadora e está difícil pagar as contas, ela precisa ir para a universidade pública.

Recebo do arquiteto Carlos Henrique A. Oliveira (que ajudará Laíssa nos estudos para que ela possa fazer a prova) um pedido de ajuda para os livros que Lalá precisará ler para fazer a prova de transferência. Quem tiver (moçada da área de biológicas pode ter alguns) poderia entrar em contato, por favor? Abaixo, reproduzo o mail explicando tudo e a lista de livros necessários para os estudos.

Atualização: Da lista abaixo Adalberto Ribeiro enviará SEVERINO, A.J.. Metodologia do trabalho científico. 21ª ed. São Paulo: Cortez Editora. 2000. Alessandra Gene enviou Para entender a terra digitalizado.

 

Olá a todas(os)

Escrevo para solicitar, a quem puder e se dispuser, ajuda e contribuição no que explicarei a seguir, em conjunto com os dados ao final da mensagem.

Laíssa (filha de Mara - coordenadora da Cooperativa de Catadores da Granja Julieta/SP) está cursando Gestão Ambiental na FMU e vai fazer a prova de transferência para as vagas remanescentes da USP. Ou seja, é uma conquista enorme, parte de uma história de vida e de lutas diárias.

Ela está necessitando de material de estudos e de orientadores para ela - já me dispus a ajudar nos estudos.

A lista de livros segue abaixo e este é o objetivo da mensagem - quem tiver, ou souber quem possui, e puder disponibilizar, será muito bem utilizado. A lista é imensa e qualquer título que possa contemplar os temas solicitados é bem vindo.

Os contatos podem ser feitos diretamente com a Laíssa ([email protected]),  o telefone da cooperativa é 5641-0218.

Agradeço antecipadamente pela contribuição e pela atenção a esta mensagem. Abraços Carlos Henrique A. Oliveira Arquiteto Urbanista Consultor - SRHU/MMA Skype: carlos.henri.oliveira BACHARELADO EM GESTÃO AMBIENTAL

CONTEÚDO PARA A PROVA:

1. Relações entre ciência, tecnologia e sociedade 2. As geosferas, suas dinâmicas e suas interações; 3. Recursos naturais e impactos ambientais; 4. Diversidade cultural e biológica: relações e características; 5. História evolutiva da Terra; 6. Sociedade, meio ambiente e cidadania: relações e características; 7. Gestão ambiental: conceitos introdutórios e evolução; 8. Políticas ambientais, especialmente as brasileiras; 9. Ambientalismos, ecologismos e as dimensões políticas da questão ambiental; 10. Sustentabilidade e desenvolvimento: conflitos e compatibilidades.

Bibliografia Básica:

CAMARGO, A.; CAPOBIANCO, J. P.R.; OLIVEIRA, J. A. P. Meio Ambiente Brasil, Avanços e Obstáculos pós-Rio-92. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2002.

ISA. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: Instituto Socioambiental. 480pp.

NOVAES, W. A década do impasse: da Rio 92 à Rio +10. São Paulo: Instituto Socioambiental,  2002.

PÁDUA, J. A.; HERCULANO, S.; ACSELRAD, H. Justiça ambiental e cidadania. Rio de Janeiro:Relumé-dumará, 2004.

GLEISER, M.. Micro Macro: Reflexões Sobre o Homem, o Tempo e o Espaço. São Paulo: Publifolha, 2005.

SEVERINO, A.J.. Metodologia do trabalho científico. 21ª ed. São Paulo: Cortez Editora. 2000.

PRESS, F.; SIEVER, R.; GROETZINGER, J.; JORDAN, T.H.. Para entender a Terra. Porto  Alegre: Arttmed Edit. SA, 2006.

IBAMA. GeoBrasil 2002: Perspectivas do meio ambiente no Brasil. Brasília, 2002.

CASTELLS, Manuel. O “verdejar’ do ser: o movimento ambientalista. In: O Poder da Identidade/A Era da Informação (Vol. 2). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006 (5ª ed.). p. 141-167 (cap. 3).

SOFFIATI, Arthur. Fundamentos filosóficos e históricos para o exercício da ecocidadania e daecoeducação. In: Loureiro, Carlos F. B, Layrargues Philipe P. e Castro, Ronaldo S. (orgs). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. (3ª ed. ) São Paulo: Cortez, 2005, 255 p. p. 23-67.

VEIGA, J. E. A emergência socioambiental. São SZWARCFITER, J. & MARKEZON, L. Estruturas de Dados e seus Algoritmos. LTC Editora, 2a. ed., 1994.

WIRTH,N. Algoritmos e Estruturas de Dados, Rio de Janeiro, LTC, 1989.

____________ Publicidade // //