No blog da Mulher: o dia de luta pela descriminalização do aborto

Escrito en BLOGS el

Hoje, dia 28 de setembro, mulheres de luta de toda América Latina e Caribe manifestaram-se pelo direito de decidir sobre o seu próprio corpo. No Brasil somos criminalizadas por isso.

Há inúmeros posts interessantíssimos na blogosfera a respeito. Eu escolhi para postar no blog da Mulher no Viomundo o texto do Tulio Vianna pela abordagem jurídica e laica com que ele trata a questão. Mas também porque é um homem que é capaz de enxergar o que muitos que estão na Justiça não conseguem enxergar: o direito sobre o corpo da mulher é dela tão somente.

Eu confesso que não tenho mais paciência para discutir o que para mim é óbvio e que é tratado com tanto desdém pela sociedade que insiste em trazer dogmas religiosos para decidir questões do Estado laico. Os mesmos que pregam, por exemplo, a diminuição da maioridade penal ou que atacam programas sociais como o Bolsa-Família, são os mesmos que enchem a boca pra criminalizar as mulheres que tomam a difícil e dolorosa decisão de abortar.

A maioria das mulheres que abortam nas classes populares abortam por questões econômicas, já têm filhos, não conseguem sustentá-los. Mulheres nas classes altas têm recursos para buscarem uma boa clínica clandestina, as pobres não, e muitas morrem ou carregam sequelas para o resto da vida após um aborto feito em condições inadequadas.

Será que se os homens de todas as classes sociais que engravidam suas companheiras e as abandonam, por exemplo, fossem também criminalizados pelo aborto do feto em suas primeiras semanas de gestão o argumento conservador e machista resistiria com tanta força?

Bem, convido os leitores do Maria Frô a lerem o texto do professor Túlio Vianna e os demais que eu listei no post abaixo.

28 de setembro: Dia de luta pela descriminalização do aborto na América Latina Por Conceição Oliveira: blog Maria Frô, twitter: @maria_fro

Reproduzo artigo do advogado Tulio Vianna sobre a luta das mulheres latino-americanas pela descriminalização do Aborto. Convido também leitoras e leitores do Blog da Mulher a ler as postagens das blogueiras Srta Bia – Aborto, direito da Mulher e Denise Arcoverde: O Aborto na História – Dia Latino-Americano pela Legalização do Aborto na América Latina e Caribe. Ambas blogueiras e ativistas além dos ótimos textos trazem uma lista de links para leituras preciosas sobre a saúde sexual e reprodutiva, a questão do aborto visto como um problema gravíssimo de saúde pública e sobre a luta pela descriminalização das mulheres que tomam esta dolorida e difícil decisão de abortar.

Legalizar o Aborto Por: Tulio Vianna*, na Revista Fórum

Em 28 de setembro, mulheres de toda a América Latina saem às ruas para lutar por um direito que já é garantido há tempos às européias, estadunidenses e canadenses: o direito de interromper uma gravidez indesejada. É o Dia pela Descriminalização do Aborto na América Latina e Caribe.

O aborto não é crime na maioria esmagadora dos países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa, se uma mulher desejar interromper uma gravidez por questões socioeconômicas, poderá fazê-lo sem maiores riscos para sua saúde em um hospital, de forma plenamente legal.

No Brasil, o aborto é tratado como crime e tanto a mulher que o praticar, como quem de qualquer forma auxiliá-la, poderão ser presos. Os rigores da legislação brasileira, porém, não impedem que os abortos sejam realizados clandestinamente. A Pesquisa Nacional do Aborto, publicada pela Universidade de Brasília (UNB) este ano, estimou que 1 em cada 5 mulheres brasileiras já realizaram aborto, sendo que metade delas foram internadas devido a complicações causadas pelo procedimento.

Para continuar a leitura acesse o blog da Mulher no Viomundo, sugiro também ler o interessante debate que acontece nos comentários.