Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

Fórumcast, o podcast da Fórum
05 de abril de 2013, 15h40

Nota do Governo do Distrito Federal sobre o nome oficial de Estádio de Brasilia: Mané Garrincha

Da página oficial do GDF no Facebook

Brasília, 5 de abril de 2013

A nova arena em Brasília será inaugurada em 21 de abril, com o nome oficial de Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

A FIFA já esclareceu que não há veto algum ao nome do estádio. O GDF reafirma que o nome oficial da arena, para o governo e o povo do Distrito Federal, é Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Sobre a hipótese de alteração temporária dos nomes dos estádios que receberão jogos da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo de 2014 pela FIFA, esta é uma regra que se aplica a todas as cidades-sede e integra o compromisso internacional firmado entre o Brasil e a entidade máxima do futebol, assim como o contrato assinado com o Distrito Federal, como cidade-sede, em 2008.

Esse compromisso garantido pela legislação local por meio do Projeto de Lei nº 1.415/2013, encaminhado pelo GDF à Câmara Legislativa do Distrito Federal. O artigo que trata sobre o tema reproduz, portanto, a cláusula contratual com a FIFA, prevista como forma de evitar qualquer tipo de uso indevido (político, por exemplo) dos nomes dos estádios, pelas cidades-sede, tendo em vista que se trata de um evento com projeção internacional. Segundo a FIFA, há uma padronização dos nomes para vendas de ingressos, sem qualquer prejuízo ao nome oficial da arena.

Leia também:

Leandro Fortes: Ao Garrincha é que devemos nos ajoelhar em reverência. Não aos cartolas da Fifa, Agnelo Queiroz!

3º Estádio da Copa pronto, Dilma convida as baianas do acarajé para o Fonte Nova


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum