Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

27 de julho de 2011, 17h36

O evangelho do livre mercado, aleluia! O ativismo irônico e inteligente de The Yes Men

The Yes Men são os ativistas Andy Bichlbaum e Mike Bonanno que denunciam o neliberalismo através da caricatura e praticam o que eles chamam “correção de identidade”.

Passando-se por pessoas poderosas e porta-vozes de grandes corporações transnacionais eles conseguem participar de eventos de grandes corporações e ao menos expor para nós, espectadores,  a lógica neoliberal defendida como a verdade, o caminho e a vida. Já  os executivos acreditando que The Yes Men são o que dizem que são, riem, aplaudem e os adoraram.

The Yes Men fix the world é o segundo documentário da dupla. Nele, você conhece como (por meio da criação de sites, e-mails e campanhas fakes) eles conseguem passar por grandes executivos a ponto de entrarem ao vivo na BBC e e declarem para milhares de espectadores que a companhia Dow Chemical iria indenizar vítimas indianas que sofreram com a explosão de uma fábrica da Union Carbide em Bophal, Índia, há mais de três décadas.

O leitor Antonio Torrens acaba de me mandar por mail um link da 1ª parte desse doc e descubro que ele está completo no youtube em 9 partes. Criei uma lista de reprodução. Se as 9 partes não aparecerem automaticamente no vídeo abaixo, acesse a lista de reprodução aqui


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum