Privacidade: uma palavra em extinção?

Escrito en BLOGS el

Link via @luciouberdan

SORRIA,VOCÊ ESTÁ SENDO INDEXADO A questão da privacidade nas plataformas ciberculturais de relacionamento e projeção subjetiva Por Cíntia Dal Bello, ABCiber Pontifícia Universidade Católica de Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Resumo: Nas redes sociais digitais, a inscrição generalizada de indivíduos ansiosos por expor sua intimidade, em um abandono espontâneo e voluntarioso de pudores e segredos, leva a crer que a privacidade, em sua obsolescência, é um conceito inapropriado para pensar a dinâmica cibercultural de circunscrição subjetiva e relacionamento com o outro. O discurso corrente, amparado por pesquisadores e profissionais de tecnologia, celebra a evasão de privacidade como característica diferencial da Geração Y e dá margem a novos modelos de publicização de informações pessoais à revelia de autorização prévia.

Neste contexto em que visibilidade, vigilância, identidade e indexação tornam-se indiscerníveis, urge recolocar a questão da privacidade como possibilidade de resistência individual à versão up to date e transpolítica do ideal utópico e teleológico de uma sociedade transparente.

1. Artigo científico apresentado ao eixo temático “Redes sociais, comunidades virtuais e sociabilidade”, do IV Simpósio Nacional da ABCiber.

2. Doutoranda em Comunicação e Semiótica do PEPGCOS, pesquisadora do curso de Comunicação Social

Para ler o artigo acesse:  abciber2010

__________ Publicidade