Quais palavras dominam o discurso de Dilma, Marina e Aécio?

Escrito en BLOGS el

O Manchetômetro criou uma nuvem de tags para cada um/uma dos três primeiros colocados na corrida eleitoral à presidência da República. Elas se referem às palavras mais usadas pelos candidatos nos debates eleitorais e entrevistas no JN e na sabatina da Folha.

É bastante curioso examiná-las, na minha opinião, a candidata Dilma Rousseff a partir dos termos utilizados apresenta mais pertinência nos termos considerando-se que o discurso em questão é de uma pessoa que está disputando o cargo máximo da administração de um país. Não vemos em numa nuvem de termos palavras como 'infelizmente', 'errada', "fé", "culpa", "fraca", "clara", "absoluta", termos estranhos a um debate eleitoral cujos candidatos devem trazer planos concretos e propor soluções para os problemas do Brasil.

Nuvem de termos da presidenta e candidata petista à reeleição Dilma Rousseff Nuvem de termos da ex-petista, ex-verde, ex-rede (que não se estabeleceu como partido) e atual PSB

Nuvem de termos do candidato tucano, Aécio Neves NUVENS DOS TERMOS DOS PRESIDENCIÁVEIS Via Manchetômetro 01/10/2014 A equipe do MANCHETÔMETRO mostra as nuvens de termos feitas a partir de pronunciamentos dos três presidenciáveis principais desta disputa eleitoral. Foram considerados as transcrições de três dos debates eleitorais realizados até agora: debate do SBT/UOL, debate da TV Bandeirantes e debate da CNBB. Além dos debates, incluímos no universo a sabatina realizada com os três candidatos pelo jornal Folha de S. Paulo e a entrevista dada por eles ao Jornal Nacional. Ao contrário da maior parte das nuvens de palavras, as nuvens apresentadas no MANCHETÔMETRO mostram os termos específicos mais mencionados por cada um dos candidatos. Esse tipo de análise suprime automaticamente as palavras usadas por todos os candidatos, o que engloba não apenas termos instrumentais usados por todos (“isso”, “aquilo”, “este”, “do”, “da” etc.), mas também os termos muito repetidos pelos três (economia, por exemplo). Vejam quais são os termos mais mencionados por cada um dos candidatos e tirem suas conclusões! Para acessar a página inicial do MANCHETÔMETRO, clique aqui. Para acessar a página com as Nuvens de Termos, clique aqui. *O Manchetômetro é produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), grupo de pesquisas com registro no CNPq, sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).