Ignacio Delgado: Quem de fato é conivente com a corrupção

Escrito en BLOGS el
Ao ler o pequeno texto do professor Ignacio Delgado entendemos mais sobre a pesquisa internacional que aponta que o Brasil, no governo Lula, é o segundo país MENOS corrupto do continente americano.
Curtíssima - Quem, de fato, é conivente com a corrupção?
Por: Ignacio Godinho Delgado*
Apresentando-se à opinião pública como imaculados, os tucanos pouco fizeram para o combate à corrupção, ao contrário do governo Lula.
No governo Lula foram definidos instrumentos como a Controladoria Geral da União, o Portal Transparência deu plena visibilidade à utilização dos recursos públicos, a Polícia Federal foi sistematicamente acionada para investigação de casos de corrupção e, para a Procuradoria Geral, sempre foi indicado o primeiro nome da lista encaminhada pelo Ministério Público, que atuou sem qualquer tentativa de influência do Executivo.
Os dados são estridentes: no governo FHC foram realizadas 28 operações da Polícia Federal para combate à corrupção, sob Lula foram 1150 operações.
Sob Fernando Henrique Cardoso, o titular da Procuradoria Geral da República, de triste memória, ficou conhecido como “engavetador geral”, por, sistematicamente, deixar de apurar as denúncias de irregularidades no Executivo Federal.
Por seu turno, no governo Lula, de 2003 a 2010, 2599 penas expulsivas foram aplicadas a servidores públicos federais por atos ilícitos na administração.
Ademais, no governo Fernando Henrique Cardoso o desinteresse e a descontinuidade com as ações relativas à aplicação da lei era de tal ordem que, pelo Ministério da Justiça, passaram 9 titulares em 8 anos (uma média de mais de um ministro a cada ano).
No link é possível encontrar a Apresentação do livro Os Porões da Privataria que, com documentos oficiais, revela a participação de aliados de Serra em irregularidades no processo de privatização. Já o link aponta os 45 escândalos de corrupção mais destacados no governo FHC.
Por fim, os casos verificados nos governos estaduais de Alckmin e Serra podem ser encontrados em Transparência São Paulo. Apurações e punições? Nada.
*Ignacio Godinho Delgado, historiador, sociólogo professor do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora, saiba mais de sua produção aqui