Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

Fórumcast, o podcast da Fórum
01 de outubro de 2011, 19h06

Secretaria de Políticas para as Mulheres faz representação junto ao Conar contra HOPE

Link enviado por Markos Oliveira, via twitter.

Leia também:

Hope, o repeteco da propaganda sexista e a burrice publicitária,

Ana Arantes: O Sexismo Benevolente,

Bárbara Castro: Propaganda da HOPE Devolve a emancipada Gisele ao lar que sua avó habitou um dia

Humor, política e preconceito: Por que a traição sofrida por FHC não foi para o Zorra Total?

SPM pede suspensão da propaganda da Hope ao Conar

Do site da Secretaria Especial de Políticas Públicas pra as Mulheres

27/09/2011

“Hope ensina” é a campanha da empresa que “ensina” como a sensualidade pode deixar qualquer homem “derretido”. Nela, a modelo Gisele Bundchen estimula as mulheres brasileiras a fazerem uso de seu “charme” (exposição do corpo e insinuações) para amenizar possíveis reações de seus companheiros frente a incidentes do cotidiano.

Desde que foi ao ar, no último dia 20, a Ouvidoria, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), recebeu reclamações de indignação a respeito da propaganda e enviou dois ofícios. Um ao Conar, pedindo a suspensão da propaganda, com base nos arts. 19 a 21 do Código Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária, e do art. 30, II, do Regimento Interno do Conselho de Ética (RICE). O outro, ao diretor na Hope Lingerie, Sylvio Korytowski, manifestando repúdio à campanha.

A propaganda promove o reforço do esteriótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido e ignora os grande avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas. Também apresenta conteúdo discriminatório contra a mulher, infringindo os arts. 1° e 5° da Constituição Federal.

Veja a íntegra dos documentos: Ofício encaminhado à Hope Lingerie  – Representação junto ao Conar

__________
Publicidade
//
//


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum