Serra, o mil caras de pau, não muda nem o nome de projeto do PT: Protec

Escrito en BLOGS el

Hoje pela manhã ouvia a propaganda política no rádio.

O programa de Serra foi dedicado inteiramente à temática jovem, focando a classe C com seu eterno discurso de formação de técnicos (para Serra classe C não tem de fazer ensino superior). E aí o candidato se apresentava como 'jovem do movimento estudantil' que lutou contra a ditadura. Engraçado, a Dilma que foi presa e torturada foi construída pela campanha subterrânea tucana como 'terrorista', a ficha falsa da Dilma que a Folha como bom jornal tucano estampou em primeira capa foi produzida pelo coturno noturno, um blog de extrema-direita responsável por uma boa parte do lixo detrator e desinformativo que emporcalha a rede. Já o Serra que picou a mula para o Chile, assim que os militares deram o golpe, quer construir sua imagem como 'líder da resistência' à ditadura militar.

Este discurso barato do Serra que na frente das câmeras posa de 'homem bom" e no subterrâneo  da campanha mais suja da história desenvolve a boataria calcada em um discurso moralista e fundamentalista no pior estilo da extrema-direita não se sustenta a uma análise de saber escolar de nível médio da história recente do país.

Mas continuemos: no horário político de hoje da propaganda no rádio, Serra prometia aos jovens brasileiros (reproduzindo a estratégia de Marina na campanha do primeiro turno) criar o Protec.

Cidadãos: o Protec é um projeto de deputado petista! E está há dois anos em discussão na Câmara dos Deputados, como vocês podem ver na matéria retirada do site da Câmara dos Deputados que reproduzo abaixo.

Como diria minha mãe: Tome tento, Serra, deixa de ser cara de pau! Para um governador que reprimiu professores a cassetete, gás de pimenta e tropa de choque, que fechou escolas e, igualmente, reprimiu com extrema violência as greves nas universidades estaduais, você deveria ao menos nos poupar do seu trololó. Nós educadores exigimos respeito.

Jovens, não caiam nesta ladainha do Serra, qualquer professor universitário deste país sabe que a política educacional do governo Lula comparada com a de FHC e Serra não é apenas superior, é um banho de competência e transformação. Faça uma busca aqui no blog, você vai enjoar de ler manifesto de acadêmicos, reitores, cientistas, pesquisadores defendendo a continuidade do governo Lula e declarando voto em Dilma, sem empulhação, com dados concretos.

A seguir a matéria do Jornal da Câmara dos deputados, os grifos no texto são meus.

Do site da Câmara dos Deputados

ESPECIAL - Ampliação do ensino profissionalizante ganha espaço na agenda dos candidatos

Educação cresce entre as prioridades dos brasileiros e já preocupa 28% do eleitorado. Na campanha, Serra (PSDB)

defende proposta com nome igual ao que aparece em projeto do deputado Antonio Palocci (PT), apoiador de Dilma

Por: Carol Siqueira

O investimento em ensino técnico profissionalizante é um dos destaques da campanha à Presidência da República dos principais candidatos. O tucano José Serra promete a criação de um milhão de vagas em escolas técnicas públicas e a criação de um programa de bolsas em escolas privadas para os jovens carentes. O programa de governo da petista Dilma Rousseff defende a expansão de institutos de educação profissional em todo o país.

A ampla presença da educação no discurso eleitoral é reflexo do aumento da preocupação popular. Pesquisa divulgada em junho pelo Ibope aponta a educação como o quarto colocado na lista de temas considerados prioridades para o próximo presidente. O tema subiu duas posições em relação à mesma pesquisa realizada em 2006, com aumento de 13 pontos percentuais. Atualmente, 28% dos entrevistados indicam a educação como prioridade, contra 15% em 2006.

As ideias dos presidenciáveis já estão em análise na Câmara, por meio de diversas propostas que destinam recursos para as escolas técnicas ou autorizam o poder Executivo a criar uma política pública específica para o setor. Outros pontos defendidos por mais de um candidato são a ampliação do ensino integral, em que o aluno passa dois períodos na escola, e a criação de mais creches.

Nome igual - No caso do ensino profissionalizante, o candidato do PSDB, José Serra, defende a criação de um programa que é tema do projeto de Lei 2551/07, do deputado Antonio Palocci (PT-SP).

A proposta de Serra, apresentada no horário eleitoral, fala de bolsas para cursos técnicos em escolas privadas, dentro de um programa chamado Protec – mesmo nome usado por Palocci em seu texto.

A Câmara analisa há dois anos o PL 2551/07. O projeto autoriza o Poder Executivo a criar o Programa de Educação Profissional Técnica de Nível Médio para Todos (Protec), para a concessão de bolsas integrais ou parciais em escolas técnicas para quem receba até três salários mínimos por membro da família. Em troca das bolsas, a escola ganhará isenção de impostos. O texto está em análise pela Comissão de Educação e Cultura.

Outras propostas - Projetos sobre o tema querem implantar o ensino profissionalizante para além da rede de ensino formal. É o caso das entidades de abrigo e internação de adolescentes – PL 7359/10, do deputado Antonio Roberto (PV-MG) – ou das penitenciárias – PL 25/99, do deputado Paulo Rocha (PT-PA).

Principais propostas sobre educação

Dilma Rousseff (PT)

• Expandir o ensino integral e interiorizar as universidades.

• Ampliar programas de bolsas de estudos e expandir as universidades públicas e institutos de educação profissional.

• Expandir o orçamento da educação, ciência e tecnologia e melhorar a eficiência do gasto.

• Construir seis mil creches no País, 1,5 mil por ano.

José Serra (PSDB)

• Investir no ensino técnico profissionalizante, com a criação de um milhão de vagas públicas.

• Criar o Protec: programa de concessão de bolsas em cursos técnicos particulares para os mais carentes.

• Expandir para todo o país o projeto dos Centros Culturais da Juventude de SP.

• Colocar dois professores por turma desde a 1ª série do ensino fundamental.