Luís Fernando Tofoli: MIMIMI, COXINHAS E JALECOS

Escrito en BLOGS el

Quem me acompanha no Facebook já deve ter visto como desço das tamancas várias vezes quando topo com mais uma declaração coxinha de jaleco.

99% dos ~médicos~ que  se manifestam no Facebook são coxinhas de jaleco e acho que nunca desenvolvi uma antipatia tão grande por uma classe, quer dizer, por uma corporação de ofício.

Eles são tão tacanhas que acham que o governo vai acabar com o Revalida. Não conseguem sequer perceber que restringir aos médicos estrangeiros o acesso ao Revalida é um modo de proteger o mercado dos coxinhas de jaleco para que os médicos estrangeiros não possam atuar pra todo o sempre no Brasil. Daí uma avaliação específica, vinculada ao compromisso do médico estrangeiro ir para as áreas que mais necessitam de médicos e que os coxinhas de jaleco se recusam a ir. Quer saber? Minha bandeira será: Médicos estrangeiros façam o Revalida que é pra ver se implode a grotesca reserva de mercado destes senhores que estão cagando e andando pra Saúde Pública.

Segue o texto do Tófoli, médico doutor, que qualifica o debate e bota os devidos pingos nos is dos coxinhas de jaleco.

MIMIMI, COXINHAS E JALECOS Luís Fernando Tofoli*, via Facebook

09/07/2013

Em primeiro lugar, quero explicitar que:

• não concordo com a importação de médicos sem revalidação de diplomas e acredito no escopo e na equipe do atual Revalida;

• incluir dois anos a mais no curso de Medicina é uma decisão que não poderia ter sido tomada sem maior discussão com a sociedade, e poderá significar o fim de uma especialidade importante, a Medicina de Família e Comunidade;

• no caso de ser adotada a medida de serviço civil obrigatório, ela deveria ser adotada também por todas as outras profissões da saúde e, quiçá, de outras áreas também; • faltam financiamento e melhor estruturação de gestão no SUS;

• a fixação do Governo em melhorar a saúde somente aumentando o número de médicos é populista, ainda que atenda aos anseios das entidades médicas em ressaltar que os médicos são o pilar fundamental da saúde (mudaram o discurso agora porque viram o tiro que deram no pé).

• partindo do exemplo de como se deu o PROVAB, podemos prever, no início do programa, muita bagunça e falta de planejamento, salvo engano de minha parte.

• não morro de simpatias pela Dilma e muito pelo Padilha, que jogaram no lixo uma série de causas importantes do SUS, da saúde mental à área de HIV/AIDS.

Posto tudo isso, gostaria de dizer que a reclamação geral de médicos e estudantes de Medicina, da forma como está se dando nas redes sociais, só angaria mais antipatia a uma classe que é, salvo exceções, mal letrada politicamente e excessivamente centrada em privilégios alcançados em décadas e décadas de desigualdades sociais replicadas no campo da saúde. Percebe-se uma total falta de crítica do que significa, para a população geral, ver gente choramingando e esbravejando que terá a garantia de um salário de 10 mil reais por mês, assim que se formar. Só para comparação, o salário nominal de um professor-doutor da UNICAMP, como eu (aliás, professor da Faculdade de Ciências MÉDICAS), é menor do que isso.

Os satélites da subjetividade médica orbitaram durante tanto tempo ao redor de um sol cuja autoridade emanava, em grande parte, da mentalidade da Casa Grande brasileira, que agora ela está despreparada para a suposta festa do consumo da Senzala, que alçou-se à classe C e exige Saúde. Volto a insistir: ou se luta pela Saúde Coletiva como um todo, e nisso se implicam todas as categorias e forças, ou nós, médicos, seremos para sempre os coxinhas de jaleco.

*Luís Fernando Tófoli é médico, professor-doutor no Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

  Leia mais:

“Pagar R$ 10 mil para um médico trabalhar 40 horas é um absurdo” Mas pode chamar de corporativismo

Frente Nacional de Prefeitos comemora o lançamento do Programa #MaisMedicos

Uma análise sobre necessidade de médicos e condições de trabalho em prefeituras, com base em minha experiencia em saúde publica

Mais Médicos: A partir de 2015: Médicos terão de atuar dois anos no SUS para se formar

Conte-me como é ser reprovado no CREMESP e sair às ruas num ato promovido pelo CRESMESP pedindo Revalida para médicos estrangeiros

Paulo Moreira Leite e Izabelle Torres: O Brasil tem metade dos médicos que precisa

Estudantes que tentaram fraudar vestibular de medicina com 1500 de fiança se livram da prisão

Em quem acreditar? Nas patricinhas da medicina com nariz de palhaço da Paulista ou no presidente do sindicato médico do RS?

IPEA mostra: nossos médicos estão entre os que ganham maiores salários no Brasil

Quando Serra e PSDB eram a favor da vinda de medicos cubanos

Maria Leite: Os médicos cubanos que iriam ou irão vir ao Brasil não são médicos formados na ELAM

Em Ferraz de Vasconcelos, SP médicos usam dedo de silicone pra fraudar registro de ponto

Senado cortou em 62% os royalties do petróleo para Educação e Saúde

Ministro da Saúde nega fala atribuída a ele no Terra e El Pais

Padilha: Médicos estrangeiros sim! Os cidadãos brasileiros não podem esperar

Fatos sobre a presença de médicos estrangeiros no Brasil desenhados até para Daniela Schwery entender

Mário Scheffer: A saúde é uma discussão política. A sociedade brasileira, por acaso, se orgulha do SUS?

Professor Hariovaldo criou uma página no Facebook