Blog da Maria Frô

ativismo é por aqui

13 de dezembro de 2010, 16h21

Um presente aos educadores: História Geral da África para download

Maurício Caleiro hoje nos brindou com esta excelente notícia via twitter. Trago-a para cá e para os blogs voltados aos professores.

Esta é uma obra de fôlego, um grande esforço de pesquisadores africanos e especialistas em África entre eles historiadores, arqueólogos, antropólogos. A obra além de muito cara, estava com alguns volumes esgotados há tempos.

Por isso devemos agradecer os esforços da UNESCO e da SECAD/MEC por disponibilizar aos pesquisadores e professores a História Geral da África em formato digital.

Coleção História Geral da África em português

(capa do primeiro volume)

8 volumes da edição completa.

Brasília: UNESCO, Secad/MEC, UFSCar, 2010.

Resumo: Publicada em oito volumes, a coleção História Geral da África está agora também disponível em português. A edição completa da coleção já foi publicada em árabe, inglês e francês; e sua versão condensada está editada em inglês, francês e em várias outras línguas, incluindo hausa, peul e swahili. Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente. A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.

Download gratuito (somente na versão em português):

Informações Adicionais:

08-12-2010
  • Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas
  • Veja também:  Livraria oferece um ano de livros de Direito grátis para Moro e Deltan terem "contato com as leis"

    Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

    A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

    Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

    Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

    Apoie a Fórum