Uma grande chance aos paulistanos de classe média mostrarem solidariedade e cidadania

Escrito en BLOGS el

Assistimos indignados às cenas na tevê do caos que qualquer chuva que cai em Sampa provoca.

[caption id="attachment_1793" align="aligncenter" width="300" caption="Jardim Pantanal dezembro de 2009"][/caption] [caption id="attachment_1794" align="aligncenter" width="250" caption="Avenida Cidade Jardim, área nobre da cidade de SP."][/caption] [caption id="attachment_1795" align="aligncenter" width="360" caption="Centro, SP janeiro/2010"][/caption]

Caos, porque nem o governo do Estado e tampouco a prefeitura fizeram o mínimo para se preparar para a época das chuvas.

Chuvas são cíclicas e sua intensidade também, meteorologistas e geógrafos especialistas em clima e regime de chuvas mostram que a cada 10, 20 0u 30 anos dependendo da região deste país de dimensão continental o regime de chuvas vem em maior ou menor quantidade.

Em Sampa, os especialistas apontam que o governo Serra não fez lição de casa, ou seja, abandonou a limpeza sistemática da calha do Tietê, permitindo que o rio assoreasse e estivesse pelo menos 4,5 m mais cheio de terra e entulhos o que faz o rio transbordar e as marginais alagar.

De setembro de 2009 até hoje o Tietê já transbordou 5 vezes, alagando até mesmo estações do metrô: 08/09/2009-  o Tietê transborda após quatro anos sem registrar problemas; 08/12/2009 novo transbordamento. Kassab afirma que “a chuva foi muito forte na cabeceira (do rio)” e governo culpa bombas; 21/01/2010 o rio volta a transbordar. O coordenador do projeto antienchentes do governo afirma que essas ocorrências podem estar ligadas às obras de expansão da marginal; 04/02/2010 novo transbordamento e estações do metrô alagadas.

Depois de denúncias, protestos e inclusive a entrada do Ministério Público no encalço do governador, ele diz que começará a limpar o Tietê. Além disso as águas do estado de São Paulo foram privatizadas e elas também tem a ver com o descontrole dos alagamentos na cidade.

Na prefeitura vigora o desgoverno. Em qualquer região da cidade que observarmos, veremos que a quantidade de lixo é muito acima da média; que as vias públicas estão abandonadas, cheias de mato e sujeita, córregos não são limpos, que os cerca de 2 mil buracos no asfalto cheio de lombadas que aparecem por dia não são tampados e além de deixar de gastar verbas destinadas à limpeza urbana e recuperação das ruas, o governo Kassab gastou dez vezes mais para trazer a fórmula Indy nas marginais e não fez os piscinões prometidos.

Nos bairros pobres que costumeiramente têm menos atenção do poder público de administrações como as de Kassab a situação chegou ao limite:

[caption id="attachment_1787" align="aligncenter" width="500" caption="Garagem da minha casa na madrugada do dia 21/01/2010"][/caption]

[caption id="attachment_1788" align="aligncenter" width="500" caption="Alagamento no Rio Pequeno, madrugada de 21/01/2010."][/caption]

Como vocês sabem, a minha câmera quebrou e perdeu o foco, mesmo assim dá pra ter uma idéia do perrengue que passei na madrugada do dia 21/01/2010.

Minha casa fica bem acima do nível da rua, que é transversal ao córrego da  Avenida Politécnica, cujos sinais de abandono vinha registrando desde dezembro e podem ser vistos aqui. Pois bem, a chuva cobriu toda a garagem, que é inclinada, e chegou à soleira da minha sala. Os vizinhos, cujas casas estão no mesmo nível da rua, não tiveram a mesma sorte e perderam tudo. Há doze anos vivo aqui e nunca havia visto algo do gênero.

Do outro lado da cidade, meu amigo Flávio Sousa também viu sua casa invadida pelas chuvas, lá foi o Ipiranga que transbordou e ele me mandou algumas fotos:

[caption id="attachment_1789" align="aligncenter" width="500" caption="Ipiranga, na frente da casa do Flávio Sousa, madrugada de 21/01/2010"][/caption]

[caption id="attachment_1790" align="aligncenter" width="500" caption="Ipiranga, madrugada de 21/01/2010"][/caption]

A água entrou na casa do Flávio, cobriu toda a minha garagem, alagou a casa dos meus vizinhos  e não moramos na favela. A água também inundou bairros como Moema. E nas péssimas condições que andam a limpeza pública na cidade de São Paulo o raro é região da cidade que não alaga. Mas nada chega ao absurdo dos bairros da Zona Leste que permanecem alagados desde o dia 08/12/2009.

Eles cansaram, protestaram e a polícia do Serra reprimiu:

[caption id="attachment_1791" align="aligncenter" width="370" caption="Repressão policial aos moradores do Jardim Pantanal."][/caption]

Enquanto os protestos da classe média se restringirem ao twitter ou à reclamação ao léu, a situação de caos e abandono continuará.

Segunda Feira, dia 08/02/2010 às 14 hs, no Viaduto do Chá, em frente à Prefeitura será é uma grande chance para você se solidarizar de verdade e demonstrar que realmente ama São Paulo. Seja cidadão/cidadã, compareça e proteste:

[caption id="attachment_1792" align="aligncenter" width="450" caption="Cartaz do Ato Unificado contra o descaso do gov Kassab/Serra"][/caption]