Vai que é sua, Dilma! União tem dez dias para se manifestar sobre demolição do Museu do Índio

Escrito en BLOGS el

Índios comemoram com festa prazo maior para 'aldeia Maracanã'

Por: Júlia Dias Carneiro, Da BBC Brasil, no Rio de Janeiro

18/01/2013

Ocupantes do prédio comemoraram a decisão da Justiça com uma festa ao redor de uma fogueira

Os indígenas e simpatizantes que ocupam o antigo Museu do Índio, prédio ao lado do estádio do Maracanã ameaçado de demolição para a construção de um estacionamento, comemoraram com uma grande festa a decisão da Justiça de dar um prazo para que a União se manifeste sobre o caso.

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região determinou na quinta-feira que a União tem dez dias para se manifestar sobre o recurso do Ministério Público Federal que busca impedir a demolição do prédio e a retirada dos ocupantes do Museu do Índio.

A notícia de que o dia terminara com uma decisão favorável nos tribunais chegou de forma simplificada à chamada 'Aldeia Maracanã', mas gerou uma grande festa e muita comoção entre os ocupantes do prédio, na zona norte do Rio.

"O tribunal suspendeu a derrubada do prédio!", anunciou um dos indígenas no microfone, contando uma versão inicial excessivamente otimista dos fatos, mas conclamando todos os presentes para o espaço central do prédio para comemorar. "Vamos acender a fogueira!"

O fogo foi ateado e a celebração começou, com muita dança e cantoria na roda que se abriu a seu redor.

Alento

Mais de 20 famílias indígenas vivem no antigo museu ao lado do estádio do Maracanã desde 2006

A decisão foi mais um passo na batalha jurídica em relação ao terreno. Os indígenas sabem que está longe de ser uma solução para o impasse, mas interpretaram a notícia como um alento, durante dez dias, para a ameaça de demolição do prédio - sobretudo após longos momentos de tensão vividos no último sábado, quando a polícia fez um cerco ao local e o despejo dos ocupantes parecia iminente.

"A gente está um pouco aliviado, não por muito tempo, mas é um alívio. Estou muito emocionado", disse à BBC Brasil o líder da comunidade, Carlos Tukano. "Estamos esperançosos."

"A Justiça vai verificar outros trâmites legais para a gente continuar essa luta e para a manutenção deste prédio. Vamos continuar o trabalho de conscientização da sociedade civil, que está começando a entender a posição dos povos indígenas. E a gente ganha tempo para responder ao governador", afirmou, referindo-se à proposta de criação de um centro de referência para povos indígenas em um outro local caso os ocupantes concordem em deixar o imóvel, feita nesta semana pelo governo de Sérgio Cabral.

O governo do Estado do Rio comprou da União o terreno do antigo Museu do Índio - onde funcionam também laboratórios do Ministério da Agricultura - e prevê sua demolição como parte do projeto de melhorias planejadas para os arredores do Maracanã para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016.

Mais de 20 famílias indígenas vivem no local desde 2006 e vêm lutando para que ele continue de pé e vire um centro de referência indígena - e para que possam permanecer no local.

Boato

Na manhã desta quinta-feira, um boato de que a polícia estava novamente a caminho rapidamente se espalhou, levando todos que estavam no local a se mobilizarem imediatamente - e expondo o clima de tensão na comunidade.

De acordo com o juiz João Batista Damasceno, que é simpático à causa dos indígenas e foi para o local após saber sobre a determinação do TRF-2, a notícia "é uma resposta positiva para os próximos dez dias."

"Coloca uma luz no fim do túnel. Há um problema na transferência deste prédio da União para o governo do Estado, que na transação não disse que ele seria demolido. A empresa pública federal não o transferiu com essa finalidade", observa Damasceno, membro da Associação Juízes para a Democracia.

"Nesta altura do campeonato, dez dias são muito tempo. Porque cada minuto aqui é relevante, já que outros órgãos podem se manifestar."

Veja também: Unesco cobrará explicações sobre decisão de demolir Museu do Índio

Leia também:

Museu do Índio, que interesses existem para o poder público ignorar pareceres?

Mais uma série espetacular de Latuff: 513 anos de desrespeito aos povos indígenas

Após denúncia nas redes sobre suas inverdades, Globo News faz retratação estilo Folha

Carpinteiros da Concrejato são demitidos por terem sido solidários aos indígenas da Aldeia Maracanã

Aldeia Maracanã: Abaixo-assinado O Brasil quer salvar o Museu do Índio do Brasil

Indígena dá um pito em repórter da Globo News por veicular mentiras na cobertura da ocupação Aldeia Maracanã

Na Aldeia Maracanã um espetáculo grotesco de Cabral patrocinado por Eike Batista

Museu do Índio não tem valor histórico apenas pela sua construção centenária, mas pelo que abrigou

Latuff: Aldeia Maracanã