Voltando à Obama e sua vitória arrasadora na Geórgia

Escrito en BLOGS el
links correlacionados:
Obama para todos os gostos
Ainda Obama versus Hilary
Os Estados Unidos estão preparados para um presidente negro

Dois artigos um do blog do Azenha e outro da Folha sobre a vitória arrasadora de Obama.
Azenha atualizará o seu blog em tempo real, visite-o para acompanhar, vou até abrir um feeds por aqui para me manter informada e aos leitores do maria frô.

SUPERTERÇA: OBAMA DOBRA VOTAÇÃO ENTRE BRANCOS E VENCE NA GEORGIA COM APOIO DE NEGROS E DOS MAIS JOVENS

Atualizado em 05 de fevereiro de 2008 às 22:33 | Publicado em 05 de fevereiro de 2008 às 21:29

WASHINGTON - Barack Obama venceu na Georgia, um estado que tem 87 delegados em jogo. Ele obteve 86% dos votos dos negros. Mas também obteve 43% dos votos dos democratas brancos, contra 54% de Hillary Clinton. A Georgia é um dos estados mais conservadores do Sul, onde no passado sempre houve resistência dos brancos em votar num candidato negro. Um resultado surpreendente para Obama. Nas prévias da Carolina do Sul a votação de Obama entre brancos foi de cerca de 20%. Isso demonstra que, pelo menos no sul dos Estados Unidos, o senador de Illinois está ampliando sua base.

WASHINGTON - As empresas de mídia dos Estados Unidos contratam, em conjunto, uma pesquisa de boca-de-urna para saber qual foi a motivação dos eleitores. Com as maiores prévias da história em andamento no país, a pesquisa que acaba de ser divulgada demonstra que 45% dos democratas apontaram a economia como sua principal preocupação; 29% falaram na guerra do Iraque. É uma boa notícia para Hillary Clinton.

Dos democratas que votaram hoje, 91% disseram que a economia vai mal, com apenas 8% dizendo que está bem.

Qual foi o principal fator para a escolha do candidato? A maioria (53%) disse que foi a capacidade de promover mudanças, contra 22% para experiência. Dos que citaram mudança, 72% votaram em Barack Obama. Ou seja, de cada 100 democratas, 53 citaram "mudança", dos quais 38 votaram em Obama, o que é um ótimo sinal para o senador de Illinois.

Quem seria o melhor comandante-em-chefe? Hillary recebeu 50%, Obama 35%. Quem conseguiria unir o país? Obama recebeu 54% contra 37% para Hillary.

Dentre os republicanos, 40% disseram que a economia é o tema mais importante; 22% falaram em imigração ilegal e 20% na guerra do Iraque. Entre os republicanos, 56% disseram que a economia não vai bem. Mas a maioria dos republicanos (64%) acham que o governo Bush vai bem e que o presidente está lidando corretamente com a situação no Iraque (71%).

Vai ser uma noite de apuração muito interessante, que você pode acompanhar aqui em tempo real.
Extraído da da Folha Online
05/02/2008 - 22h10
Obama e Huckabee saem na frente nas prévias dos EUA

O senador por Illinois e pré-candidato à Presidência dos EUA pelo Partido Democrata, Barack Obama, 46, venceu a corrida pela nomeação no Estado da Geórgia, derrotando a senadora por Nova York Hillary Clinton, de acordo com a rede de TV americana CNN.

É o segundo resultado das votações que ocorrem nesta terça-feira em 24 Estados, dentro da Superterça --dia das principais prévias na corrida pela candidatura à corrida presidencial de 2008.

Whitney Curtis/AP
O democrata Barack Obama durante campanha; pesquisas apontam empate
O democrata Barack Obama durante campanha; pesquisas apontam empate

Com cerca de 9,3 milhões de habitantes, estão em jogo no Estado, pelo Partido Democrata, 87 delegados. Entre os republicanos, que disputam no Estado 72 delegados, o páreo segue indefinido.

Entenda o processo eleitoral americano.

Mais cedo nesta terça, o ex-pastor e ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, 52, venceu a corrida pela nomeação no Estado da Virgínia Ocidental, derrotando John McCain
e Mitt Romney. Foi o primeiro resultado dos 24 que devem ser anunciados hoje, dentro da Superterça --dia das principais prévias da eleição à Presidência do país.

O processo desta terça é a maior votação simultânea da história das primárias dos Estados Unidos, quando em um único dia 24 dos 50 Estados americanos elegerão 2.025 delegados democratas e 1.191 republicanos.

Pesquisas mostram que a disputa democrata, entre Hillary e Obama, será muito acirrada, já que eles aparecem empatados. Já do lado republicano, o resultado das ultimas pesquisas apontam vantagem para John McCain frente a seus adversários Mitt Romney e Mike Huckabee.

O Estado de Nova York foi o primeiro a abrir os postos de votação nesta terça: às 6h30 (9h30 de Brasília), seguido por Nova Jersey e Connecticut. O último a iniciar as votações foi o Estado da Califórnia, às 7h, que fica no outro lado do país (na Costa Oeste) e enfrenta fuso [a Califórnia está seis atrás do horário brasileiro].

Obama votou em seu bairro no sul de Chicago, aonde viajou nesta terça de manhã após realizar campanha no nordeste do país. "É ótimo estar em casa", disse Obama. "Obviamente, temos uma grande disputa por todo o país. Mas poder voltar para casa, e ver todas essas, pessoas, amigos e vizinhos incríveis, muitos dos quais conheço há anos, é muito gratificante." Sua mulher, Michelle, votou com Obama.

Leia o restante da matéria aqui