Kapital: Jogo de tabuleiro ‘banco imobiliário’ anticapitalista chega ao Brasil

Diferente dos famosos jogos infantojuvenis onde o objetivo é enriquecer e comprar propriedades, o Kapital estimula a reflexão sobre as desigualdades

Jogo foi lançado na França em 2020 (Foto: Divulgação)
Escrito en BLOGS el

Quem vencerá a luta de classes? Essa é a reflexão trazida, de forma lúdica, pelo jogo de tabuleiro Kapital, lançado nesta semana pelas editoras Boitempo e Autonomia Literária. O jogo foi criado pelos sociólogos franceses Michel e Monique Pinçon-Charlot, e lançado em 2020 na França. Agora, a edição brasileira foi adaptada à nossa realidade.

“O objetivo deste jogo é ensinar e desconstruir, mostrar que as desigualdades sociais não são naturais, mas resultado de uma condução política realizada em favor dos mais ricos”, dizem Michel e Monique Pinçon-Charlot. “De forma lúdica e divertida, o jogo faz com que os participantes vivenciem e compreendam as relações de classe, ao longo de um percurso de 76 casas (expectativa de vida no Brasil) que os conduzirá desde o nascimento até ao paraíso, seja fiscal ou não.”

Os criadores afirmam que os jogadores são despertados para “a vontade e o desejo de mudar as coisas”. “Mas para ter esperança de mudar o mundo, é preciso antes de mais nada compreendê-lo. Um jogo que mostra que a vida não tem pressupostos iguais para todos, para reunir a família e os amigos e discutir: ‘quem vencerá a luta de classes?’, concluem.

Serviço:

Jogo Kapital

Idade mínima: 14 anos

autor: Michel Pinçon e Monique Pinçon-Charlot

adaptação: Guilherme Temudo Cianfarani

tradução: Gabriel Voliche

edição: João Candido Maia

Link para comprar aqui.