eleições 2014: obrigado, norte e nordeste!

obrigado ao norte e nordeste, por nos salvarem do eleitorado paulistano, e um aviso: se forem construir um muro dividindo o brasil, minas e rio ficam do lado de quem luta contra a pobreza. não contem conosco no país das elites mimizentas.

Escrito en BLOGS el
obrigado ao norte e nordeste, por nos salvarem do eleitorado paulistano, e um aviso: se forem construir um muro dividindo o brasil, minas e rio ficam do lado de quem luta contra a pobreza. não contem conosco no país das elites mimizentas. * * * se ganhar já não é fácil, ser bom ganhador é quase impossível. então, estou fazendo um esforço hercúleo aqui pra não nadar e fazer cambalhotas na piscina de lágrimas dos tucanos. deixo com vocês somente essa matéria da insuspeita folha de são paulo, que já tripudia em meu nome: no leblon, eleitores de aécio falam em deixar o país (sério, o título parece banal, mas não deixem de ler.) * * * outras duas matérias auto-explicativas: nenhuma cidade brasileira deu a aécio uma votação maior que miami & dilma conquista 37 das 41 cidades onde marina venceu * * * o país não está dividido. no presidencialismo, quem ganha leva tudo. a vitória de dilma lhe dá um mandato para implementar o projeto ideológico que nós, seus cinquenta e uma milhões de pessoas eleitoras, lhe outorgamos. foi PARA ISSO que votamos nela. como todo governo, ela vai governar cercada de profissionais que compartilham desse seu projeto. (um processo que, na época deles, os tucanos chamavam de "governar com os bons" e hoje chamam de "aparelhamento".) o primeiro governo de dilma foi uma decepção para a esquerda. agora que está eleita, é a hora de darmos um passinho atrás e começarmos a fazer uma oposição sistemática e fundamentada a ela, a partir dos ideais de esquerda. eu ficaria satisfeito se dilma apenas fizesse metade do que os tucanos temem que faça. * * * o país não está dividido, mas tem muita gente querendo que estivesse. hoje, vi esse mapa. Muro e, como carioca & fluminense, gostaria de dizer que não, não: chega esse muro mais pra baixo. nas palavras imortais do coronel telhada, político conservador paulistano:
"já que o brasil fez sua escolha pelo pt, entendo que sul e sudeste (exceto mg e rj) iniciem o processo de independência. ... por que devemos nos submeter a esse governo escolhido pelo norte e nordeste?"
nunca pensei que fosse escrever essas palavras mas... o coronel talhada tem razão! se fosse pra construir o muro (e claro que não é), rio de janeiro e minas gerais teriam que estar do lado de cá. do lado de quem luta contra a pobreza. do lado de quem tem compromisso com as causas sociais. do lado de quem não consagra no primeiro turno turno o governo que lhe faz passar sede. Apuração Votos 2º Turno   O Globo se quiserem fazer o país das elites sem-coração, do mimimi pelos impostos escorchantes, das pessoas que são contra o bolsa-família, podem até fazer (sentirei falta da praça roosevelt, mas sei que ela é nossa de coração). só não esqueçam que o inhotim e o cristo redentor, guimarães rosa e machado de assis, ouro preto e paraty, aleijadinho e tom jobim, ficam todos do nosso lado. mal, aí. (as pessoas esquerdistas do sul e do sudeste podem ficar tranquilas: serão recebidas em nosso país de braços abertos, como refugiadas políticas!) * * * nos últimos dois anos, viajei com o meu encontro "as prisões" para todas as regiões e quase todas as capitais do brasil. lentamente, estou quebrando minha tão-ridícula e tão-nociva perspectiva sudestocêntrica do país. por isso, nesse momento de vitória e celebração, eu gostaria de agradecer muito a todos os estados da região norte e nordeste. no rio, conseguimos eleger dilma, a muito custo e por muito pouco. não teria bastado para compensar o resto do sul e sudeste. quem ganhou essa eleição foram vocês. muito obrigado por elegerem a candidata mais comprometida com as causas sociais. muito obrigado por impedirem o brasil de ser governado pelos candidatos das elites mais insensíveis. muito obrigado por salvarem sul e sudeste de si mesmos. devemos muito a vocês. não vou nunca esquecer essa dívida. * * * para receber os próximos textos do alex castro com exclusividade no seu email, assine a newsletter.