parceira? companheira? esposa?

como chamar as pessoas em uma relação homoafetiva? a resposta: pergunte.

Escrito en BLOGS el
depois da morte da cineasta suzana de moraes, casada com a cantora adriana calcanhoto, a questão voltou: como chamar as pessoas em uma relação homoafetiva? antes de quebrarmos a cabeça em nossos manuais de redação e mesas de bar (esposa é sexista! companheira soa comunista! etc), sugiro um simples exercício: PERGUNTAR. não vamos encontrar uma resposta de tamanho único. se "decidirmos" que é "companheira", como ficam os casais que se chamam "esposa"? se "decidirmos" que é "esposa", como ficam os casais que se chamam se "companheira"? conheço muitos casais homoafetivos que usam ambas terminologias, e mais algumas. como sempre, a solução é simples empatia. ao invés de eu tentar elaborar uma resposta única que parta de mim (de mim imprensa, de mim pessoas heterossexuais, etc) em direção às outras pessoas, por que não simplesmente observar qual palavra cada casal usa? e, quando não for possível, sempre podemos perguntar:
"adriana, como prefere que façamos referência à suzana? sua esposa? sua companheira? sua parceira? outra alternativa? pode ficar tranquila: não vamos ser NÓS que vamos escolher em seu nome. vamos ouvir sua escolha e acatá-la."
* * * elaborei um manual pessoal sobre sexismo na língua para usar em meus próprios textos. para quem quiser dar uma olhada, está em alexcastro.com.br/sexismo assine o meu newsleter e nunca mais perca um texto meu: alexcastro.com.br/assine