LUTO NO CINEMA

Breno Silveira, diretor de "Dois filhos de Francisco", morre aos 58 anos

O cineasta, que também dirigiu o longa "Gonzaga: de pai para filho", estava filmando com Fernanda Montenegro em Pernambuco

Breno Silveira, diretor de "Dois filhos de Francisco", morre aos 58 anos.Créditos: Reprodução/ TV Globo
Escrito en BLOGS el

O cineasta Breno Silveira, que dirigiu os sucessos do cinema brasileiro "Dois filhos de Francisco" e "Gonzaga: de pai para filho", faleceu na manhã deste sábado (14) enquanto filmava no interior de Pernambuco. O diretor tinha 58 anos. 

Segundo informações da Conspiração Filmes, produtora da qual Breno era sócio, ele estava em Limoeiro, em Pernambuco, para o primeiro dia de filmagens do longa "Dona Vitória", que é estrelado por Fernanda Montenegro. O diretor começou a passal mal, chegou a ser socorrido, mas não resistiu. A causa da morte foi um infarto fulminante.

 A trama de “Dona Vitória” narra a história de uma aposentada que desmontou uma quadrilha de traficantes e policiais a partir de imagens gravadas da janela de seu prédio, em Copacabana (RJ). A filmagens em Pernambuco seriam sobre a época da infância da protagonista. 

Silveira era formado pela École Louis Lumière, de Paris. O seu primeiro trabalho foi como diretor de fotografia do longa "Carlota Joaquina: Princesa do Brasil", de 1995 que, ao lado de "Central do Brasil" (1999) é considerado como um dos responsáveis pela retomada do cinema brasileiro no fim dos anos 1990.

A sua estreia como diretor se deu em 2005 com o longa "Dois filhos de Francisco", que narra a trajetória dos sertanejos Zezé Di Camargo e Luciano. À época foi o filme mais visto e superou a bilheteria de "Carandiru", de Hector Babenco. 

Em 2012, Breno Silveira foi responsável pela direção de outro grande sucesso do cinema brasileiro, "Gonzaga: de pai para filho", que narra a relação do cantor Gonzaga e seu filho Gonzaguinha. 

Além da experiência no cinema, Silveira também dirigiu uma série, trata-se de "Dom" (Primevideo), que conta a história verídica de Pedro Dom, um jovem da classe média carioca que se envolve com o uso de drogas e organização de assaltos no Rio de Janeiro.