PASSE LIVRE

VÍDEO - Nicole Bahls defende transporte gratuito e critica privatização: "absurdo"

A atriz e modelo é considerada uma das pessoas mais influentes do Brasil

VÍDEO - Nicole Bahls defende transporte gratuito e critica privatização: "absurdo".Créditos: Reprodução redes sociais / GNT
Escrito en BLOGS el

A atriz e modelo Nicole Bahls, durante uma entrevista no programa 'The Noite', apresentado por Danilo Gentili, declarou ser contra a privatização do transporte público e defendeu a gratuidade do sistema público de locomoção para todos.

Durante um segmento do programa de Danilo Gentili, a atriz foi questionada sobre a privatização do Metrô e sua resposta surpreendeu a audiência. "O que você acha, Nicole Bahls, a respeito de venderem para empresas privadas o Metrô e os trens em São Paulo?", questionou Gentili.

"Eu acho um absurdo, porque o povo paga impostos, não deve pagar para empresas privadas. Acho que devem liberar para o trabalhador... As pessoas já pagam impostos; o Metrô deve ser gratuito para todos", respondeu Nicole Bahls.

Nicole Bahls não está sozinha na ideia de um modelo de transporte coletivo gratuito para todos.

Estudos sobre a viabilidade desse modelo ganharam força a partir dos anos 1980, principalmente durante a gestão da ex-prefeita da cidade de São Paulo, Luiza Erundina (PSOL), que iniciou essa discussão.

A discussão sobre o "passe livre" retorna com força no século XXI, com o Movimento Passe Livre (MPL), que se espalhou pelo Brasil e culminou nas manifestações de 2013.

O passe livre deve ser um dos debates centrais nas eleições de 2024, principalmente na cidade de São Paulo, onde os principais candidatos - Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), que é o atual prefeito e busca um novo mandato - devem abordar essa medida. 

Confira a declaração de Nicole Bahls no vídeo abaixo: