escrevinhador

por Rodrigo Vianna

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
31 de Maio de 2011, 16h40

Campinas pede socorro: “Colapso”!

Recebo do leitor Fábio Ruiz um relato dramático sobre o que ele qualifica como "colapso" administrativo de uma das cidades mais importantes do Brasil: Campinas. "O nível de CORRUPÇÃO é coisa NUNCA vista, nem na época do famigerado ORESTES QUÉRCIA. Ontem, tentamos com um requerimento AFASTAR via Câmara dos vereadores o "prefeito", pois a COMISSÃO PROCESSANTE precisa que ele saia."

Recebo de Fábio Ruiz, um velho amigo dos tempos de TV Cultura (trabalhei lá de 92 a 95), um apelo: “precisamos do apoio dos blogs para mostrar o que se passa em Campinas!”

A cidade está entre os 15 maiores municípios do país (com economia mais forte do que muita capital de Estado). Tem Universidade de ponta, indústria, serviços sofisticados, e um Aeroporto importante. Nos anos 80/90, era o destino escolhido por famílias de classe média que abandonavam São Paulo em busca de uma cidade mais tranquila, limpa e organizada. Nos últimos anos, isso mudou. Campinas virou uma metrópole, com violência e problemas sérios de urbanização. Pra completar, vem o vendaval de um escândalo de corrupção.

Acompanho o caso de longe. O prefeito Dr. Hélio e a mulher são acusados de comandar a corrupção. Negam tudo. O vice-prefeito, que é do PT, teve prisão decretada enquanto estava no exterior, de férias. Na volta, foi em cana.

Há quem veja nas denúncias, agora, “manobras eleitorais” visando as eleições de 2012. Pode ser. Mas a situação parece ser gravíssima. Alô, Campineiros! Mandem mais informação (Rodrigo Vianna).

===

COLAPSO EM CAMPINAS

por Fábio Ruiz

A situação aqui em CAMPINAS é de COLAPSO total na administração pública. O nível de CORRUPÇÃO é coisa NUNCA vista, nem na época do famigerado ORESTES QUÉRCIA. Ontem, tentamos com um requerimento AFASTAR via Câmara dos vereadores o “prefeito”, pois a COMISSÃO PROCESSANTE precisa que ele saia.

O presidente, Serafim Junior, que é da base de apoio, usou “jurisprudência” do PITTA, para não por em votação o requerimento de afastamento. Foi um escândalo! Saímos gritando PALHAÇADA. E

Precisamos do apoio dos blogs.

Esse “dr” Hélio (prefeito) é de Mato Grosso, e venceu as eleições em Campinas com apoio financeiro também de pessoas de lá. No 1º mandato – aliado com o PT e outros partidos, e com dinheiro federal – fez até boas obras, como a RODOVIÁRIA nova, pois a antiga era um horror.

Mesmo na periferia fez coisas boas, mas as denúncias já começavam a aparecer desde o 1º mandato.
Quando vem a eleição presidencial, ele se junta a ORESTES QUÉRCIA e JOSÉ SERRA, não apoiando mais o PT, apesar deste em Campinas ser sua base de apoio.

Aí começa uma DESTRUIÇÃO da cidade, como nunca se havia visto.

Projetos imobiliários em bairros residenciais, desrespeitando a lei de ZONEAMENTO, denúncias de achaque que atingiria donos de comércio como bares (se não pagassem propinas, seriam fechados), as contas de ÁGUA subiram absurdamente e a SANASA entrou na MIRA do Ministério Público. E a CETEC com denúncias de corrupção (até CADÁVERES teriam sido desviados do cemitério AMARAIS).

O patrimonio histórico e casas ANTIGAS de CAMPINAS foram colocadas ABAIXO, da NOITE PRO DIA, parece que a cidade está sendo BOMBARDEADA. O transporte público PRIVATIZADO É UM LIXO COMPLETO, e área públicas são negociadas para a ESPECULAÇÃO IMOBILIARIA SUBIR EDIFICIOS DE ATÉ 30 andares.

A cidade tem CENTENAS  de imóveis vazios, sem necessidade de novas salas comerciais, é tudo para ESPECULAÇÃO.

Até os postos de saúde correm o risco de serem PRIVATIZADOS, com as tais “GCs” (gereciamentos compartilhados – a mesma coisa que as ” OS ” – organizações sociais), que desviam o dinheiro público para o bolso dos empresários e a população morre à mingua.

A maldita Câmara de vereadores fez a CPI da SANASA, e chegou à conclusão de que nada havia de IRREGULAR,
sendo que agora se fala num desvio de 600 MILHÕES DE REAIS. O ROMBO na cidade chega a casa do BILHÃO. Nem o QUÉRCIA conseguiu tanto.
 
Eu protocolei um requerimento de processo de IMPEACHMENT do prefeito, no dia 20 de maio Às 16:46 , o vereador Artur Orsi protocolou o dele as 17:50 se não me engano; porém, na sessão do dia 23 o “presidente” SERAFIM passou o meu protocolo pra trás e pôs o do vereador na frente, pois eles queriam aparecer pra tv como paladinos, pois a Câmara está COMPLETAMENTE DEMORALIZADA.

Mesmo assim, devido à PRESSÃO FULMINANTE da platéia, todos votaram pelo processo de CASSAÇÃO do prefeito.

Porém, ontem, dia 30, o “presidente” (alegando questões juridicas) não pôs em pauta outro requerimento para AFASTAR O PREFEITO para que o processo de investigação siga sem pressões dele.

Foi outra derrota nossa.

===

PS – Parece haver um erro factual no texto do Fábio: Dr Helio apoiou Dilma, e não Serra, na última eleição. É o que apontam vários leitores nos comentários, e é o que apontam as matérias de 2010 que consegui encontrar na internet. Fica o registro.

PS 2 – Leitores me escrevem para alertar que “por trás” das denúncias pode estar o tucano Carlos Sampaio, que seria candidato a prefeito de Campinas em 2012, e que tem ligações fortes com o MP (foi promotor). A conferir. De todo modo, isso não reduz a gravidade das denúncias. (Rodrigo Vianna)


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum