escrevinhador

por Rodrigo Vianna

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
08 de janeiro de 2015, 09h00

Globo perde 4 em cada 10 TVs ligadas em 10 anos

Por Ricardo Freltin, no UOL

A TV Globo aberta continua vendo sangrar sua audiência. Entre 2004 e 2014, a emissora perdeu 40% de share, segundo dados obtidos por esta coluna com exclusividade.

“Share” é a participação de uma emissora no universo somente de TVs ligadas. É calculado em porcentagem, e não em pontos de ibope, e uma forma de ver o comportamento do público diretamente pelo aparelho de televisão.
Ou seja, dez anos atrás aproximadamente 50% das TVs ligadas ficavam sintonizadas na Globo entre 7h e 0h, de segunda a domingo. Em décadas passadas, esse índice chegou a 70%. Em finais de algumas grandes novelas, teria beirado os 90% até.
No ano passado, esse índice de share da Globo baixou para 32%. Em outras palavras, a emissora perdeu importantes 18 pontos percentuais (40%) no universo de TVs ligadas.
Para efeito de comparação, na década passada o share da Record era de 10% e hoje está em 15%. Já o SBT tinha 20% de share e hoje tem apenas 13%.
Mas, para onde foi todo esse público que antes deixava a TV ligada na Globo (e no SBT), uma vez que não houve migração em massa para outras emissoras abertas?
A resposta não foi medida em números mas certamente pode ser explicada: a maior parte desse público “fujão” ocupa seu tempo diante da TV hoje com canais pagos (mais de 260% de crescimento no período), DVDs e videogames.
Um público imenso também está mais ocupado com internet, mas o ibope nunca fez uma estimativa a respeito.
É certo que a Globo é líder de audiência também na TV por assinatura, mas é bom lembrar que nem 30% da população brasileira tem acesso a esse tipo de diversão.
Pelo índice de pontos, em 2004 a média da Globo era de 21,7 pontos das 7h à 0h. No ano passado despencou para 13,5.

Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum